Anúncio

Dia do Idoso: aos 88 anos, aposentado confecciona redes de pesca

por Larissa Castro

Publicado em 1 de outubro de 2020 às 16:42
Atualizado em 1 de outubro de 2020 às 17:11
Anúncio

No dia 1º de outubro é comemorado o Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade. E para celebrar a data, nada melhor do que chegar a fase da “melhor idade”, com saúde e disposição para fazer atividades do cotidiano, além de algum hobby. Em Guarapari, aos 88 anos, o “seu” César, como é carinhosamente chamado, aproveita a fase para confeccionar redes de pesca e admirar a Praia de Guaibura enquanto realiza o trabalho.

Seu César mora em Guarapari há 84 anos, e tem como hobby a confecção de redes de pesca.

César Pinto de Jesus chegou a Guarapari aos 4 anos de idade. Filho de pescador, ele cresceu seguindo a profissão do pai, e atualmente, para fortalecer a prática, contribui com a confecção de redes e tarrafas, que são vendidas aos pescadores. “Comecei a acompanhar meu pai na pesca aos seis anos de idade. Com 17, me oficializei na profissão e assim segui até os 40, quando me aposentei. Hoje a minha diversão é confeccionar as redes para quem pesca utilizar. Levo cerca de três meses para finalizar uma rede ou tarrafa de 110 braços. Faço este trabalho, pois fico sentado e não me canso”, conta o aposentado.

Com um pequeno comércio em frente a Praia de Guaibura, após idealizar e administrar por 52 anos o Restaurante do César, também na Enseada Azul, seu César passa a maior parte do tempo no local, mas antes da pandemia, levava uma vida ativa e tinha o hábito de passear por Guarapari.

César comercializa o trabalho em uma venda ao lado do restaurante criado por ele.

“Durante o dia, fico no comércio produzindo as redes; a noite, levo para casa e também faço lá. É o que eu sei fazer, me sinto muito bem. O que me chateia é quando falta o nylon. Ultimamente não tenho ido ao Centro com tanta frequência de ônibus, mas se for para ir, eu vou e ando por tudo, resolvo minhas próprias coisas, mas sinto que não sou o mesmo de uns anos atrás”, detalha seu César.

Com a saúde em dia e tomando os devidos cuidados para se manter bem, seu César revela que não vai ao médico com tanta frequência. “Me sinto com uma saúde muito boa, está controlada. A idade que eu tenho não é para qualquer um. Do jeito que eu vivo, apesar da diabetes que tenho, estou muito bem. Me alimento corretamente”.

É com a vista da Praia de Guaibura que seu César realiza o trabalho.

Com uma trajetória repleta de histórias e experiências, avô de 12 netos, César diz que o mundo se transformou de 20 anos para cá. E com tanto conhecimento, ele deixa um recado aos mais jovens: “O conselho que eu tenho é para os jovens viverem numa boa, pararem de fumar, de beber e perder noite; eu já perdi muitas noites para me sentir vivo, mas hoje não faço mais isso. Isso não leva ninguém à frente”.

Seu César, que sempre teve companheiras, está sozinho no momento. Mas ele não descarta a possibilidade de uma nova paixão. “Ter uma companheira é bom para dividir as tarefas de trabalho e de casa, mas se aparecer alguma, tem que ser do meu jeito; não gostar de forró, de cerveja, ser mais caseira. Sempre tratei bem quem está comigo, quem me colocou no mundo foi uma mulher, então devo respeito a todas”, finaliza.

Anúncio

Veja também

man-and-woman-working-out-together-at-the-gym

Hipertrofia: ganho de peso saudável também requer determinação e paciência

Bacalhau-Brisamare-Risa

Cardápio solidário: restaurante de Guarapari fará doação ao Recanto dos Idosos

Anúncio
HM-Comunicacao

“Somos HM Comunicação”; com duas décadas de atuação, agência apresenta novidades

as-sinais-de-autismo_15864_l

Abril Azul: identificação precoce de sinais é fundamental para sucesso no tratamento do autismo

Black woman take care of her beautiful skin. Young african woman applying moisturizer on her face while standing in front of the mirror. Smiling black natural girl holding little jar of skin lotion in bathroom for beauty treatment routine.

Como está sua rotina de skincare? Especialista dá as dicas

My preparing for active day

Com orientação profissional, suplementação alimentar é aliada do corpo saudável