Anúncio

Dia do Campo: Sicoob Sul Litorâneo e Incaper realizam evento com produtores de gado

por Redação Revista Sou

Publicado em 24 de julho de 2023 às 14:36 / Atualizado em 24 de julho de 2023 às 14:36
Fotos: divulgação

O Sicoob Sul Litorâneo, em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Prefeitura Municipal de Guarapari, realizou no último dia 18 o Dia de Campo sobre  Pecuária – Capim BRS Capiaçu, na comunidade de Amarelos, interior de Guarapari. Cerca de 100 produtores participaram do encontro, que contou com palestras sobre Gestão financeira na propriedade rural, implantação e manejo da lavoura, ponto de colheita e métodos de ensilagem e forma de utilização da forrageira.

O objetivo do encontro foi apresentar técnicas e informações sobre a produção, manejo e armazenamento da lavoura de capim visando os períodos de estiagem, conforme relata do diretor executivo do Sicoob Sul Litorâneo, Fabrício Soares Damasceno. 

“No ano passado nossa região sofreu muito com a seca, o que causou muitos prejuízos para o produtor rural, principalmente aqueles que trabalham com gado de corte e leite. O cultivo e armazenamento da forragem tem como objetivo reduzir esses tipos de impacto.”

Para o presidente do Sicoob Sul Litorâneo, Fábio Novaes, a ideia do Dia de Campo é agregar ainda mais conhecimento para os produtores rurais.

“O projeto tem o objetivo de levar conhecimento técnico, aprimoramento e atualização aos produtores rurais, visando incentivá-los na busca constante pela qualidade e na conquista de um mercado diferenciado, agregando valor à sua produção e gerando qualidade de vida no campo”, ressaltou.

Já Caio Louzada Martins, agente de extensão do Incaper, enaltece que o resultado foi promissor, com expressiva participação dos produtores.

“Os participantes discutiram os principais aspectos relacionados à produção e armazenamento do capiaçu, como alternativa de fonte de suplementação volumosa, barata e de boa qualidade para uso na estação seca da maioria das pequenas propriedades. A parceria Incaper / Sicoob, facilitou a interação entre produtores rurais, agentes financeiros e técnicos especialistas, o que pode promover uma melhor segurança na aplicação do crédito rural, adequação das tecnologias e interação entre as instituições de Crédito e Assistência Técnica.”

Segundo Breno Ramos, secretário de meio ambiente do município de Guarapari, a proposta é contribuir para que os produtores possam melhorar a cadeia produtiva de leite no período da seca.

“A demanda veio como forma de trazer uma alternativa aos produtores rurais que todo ano sofrem com o período da seca e a baixa oferta de forragem disponível aos animais, principalmente da cadeia produtiva do leite e as parcerias entre as instituições é de extrema importância para fortalecimento do homem no campo e geração de emprego e renda, a soma dos esforços gerará resultados satisfatório para vida daqueles que vivem no campo”, concluiu.

*Com informações da Assessoria de Imprensa.

Veja também

DSC_5545-1

Jornalista lança livro sobre festival de música que marcou Guarapari nos anos 70

WhatsApp-Image-2024-04-10-at-16.31.00

Mamma mia! Cardápio variado é uma das principais atrações da Festa da Imigração Italiana

Evento acontece em Buenos Aires nos dias 13 e 14 de abril

exposicao-secult-tribos

Palácio Anchieta recebe exposição fotográfica ‘Juruti – Festival das Tribos’

xr:d:DAF0c5wR7DY:23,j:8257773838823460586,t:24040514

No cinema, na música ou literatura: Sou indica o que curtir neste fim de semana prolongado

imagem-02-1

Estudo aponta crescimento na altura e no sobrepeso de crianças brasileiras

Ativo 12-80 2

Educação e turismo: o que esperar do novo Radium Hotel

A Sou separou detalhes e fotos do projeto de reforma do prédio histórico