Anúncio

Dia da Mamografia: um exame fundamental para o diagnóstico precoce

por Carolina Brasil

Publicado em 5 de fevereiro de 2021 às 07:50 / Atualizado em 5 de fevereiro de 2021 às 07:53
A mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas. Foto: Freepik

O dia 05 de fevereiro foi escolhido para comemorar o Dia Nacional da Mamografia. A data é uma forma de sensibilizar a sociedade sobre a importância da realização do exame. Com ele, é possível detectar o câncer de mama ainda em estágio inicial e aumentar as chances de cura. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil projetava para 2020 cerca de 66 mil novos casos de câncer de mama; sendo o segundo tipo mais comum da doença e uma das que mais mata mulheres no país.

Entre as formas de diagnóstico, podemos citar o autoexame das mamas, quando a própria mulher toca os seios mensalmente de forma preventiva. Isso não substitui, porém, o exame clínico, realizado pelo médico ginecologista pelo menos uma vez ao ano; tão pouco a mamografia conforme recomendação médica. O Dia Nacional da Mamografia foi instituído pela Lei nº 11.695/2008.

Autoexame: todas as formas de prevenção e de diagnóstico são importantes e se complementam. Foto: reprodução/Freepik

Para a ginecologista e obstetra Míriam Zan de Sousa Conti, é importante frisar que a mamografia é o exame de rastreamento mais precoce do câncer de mama nas lesões não-palpáveis. “Mesmo com a orientação do autoexame, uma importante forma de autoconhecimento da mulher e que também que ajuda a identificar possíveis alterações, vale lembrar que o nódulo, para chegar a um tamanho palpável, pode demorar até dez anos; sendo assim, a mamografia tem um papel fundamental para detecção precoce da doença e também quando ela não se apresenta em forma de caroço”, destacou a especialista.

Anúncio

A recomendação do Ministério da Saúde é a realização da mamografia uma vez a cada dois anos em mulheres com idade entre 50 a 69 anos. Segundo as estatísticas, quando descoberto em estágio inicial, o câncer de mama tem 90% de chance de cura. “Na prática, a gente acaba recomendando uma vez ao ano depois dos 40 anos e, se tem um histórico familiar da doença, é importante antecipar a idade para esse rastreamento através do exame, conforme avaliação médica”, completou Dra. Míriam.

Dra. Míriam Zan de Sousa Conti (CRM ES 5868). Foto: divulgação

Câncer de Mama assume topo das ocorrências mundiais

Nesta semana, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou que o câncer de mama passou a ser a forma mais comum da doença no mundo. A posição, nas últimas décadas, era ocupada pelo câncer de pulmão; sendo agora o segundo da lista, seguido do câncer colorretal.

O dado vai de encontro a importância da prevenção; o INCA, por exemplo, destaca que cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

  • Praticar atividade física;
  • Alimentar-se de forma saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Amamentar
  • Evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

Homens

O câncer de mama também acomete os homens; ainda que em apenas 1% dos casos da doença. Mesmo assim, é importante que os homens também dediquem atenção caso surjam alterações na região.

Anúncio

Veja também

associativismo

Importância do associativismo será tema de evento empresarial no Sesc Guarapari

Evento acontece na próxima segunda-feira (29)

Lair Cebin ok (1)

Festa do Morango: tortas gigantes e shows são destaque na programação

IMG_4101

HM Comunicação lança versão digital do Guia Sou Saúde e Estética; um aliado para uma vida saudável

O tradicional projeto Guia Sou Saúde e Estética, impresso desde 2008 com atualização e distribuição periódicas, agora disponível a um clique

Lucas-Daniel

Malas prontas, mas o pet não vai; o que fazer?

DOC_Prancheta 1

Alerta importante da Veterinária Vida para você

IMG_0237

Forneria 1983: a Itália bem representada na orla da Praia do Morro

Anúncio

Anúncio