Anúncio

Dia da Mamografia: um exame fundamental para o diagnóstico precoce

por Carolina Brasil

Publicado em 5 de fevereiro de 2021 às 07:50
Atualizado em 5 de fevereiro de 2021 às 07:53
Anúncio
A mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas. Foto: Freepik

O dia 05 de fevereiro foi escolhido para comemorar o Dia Nacional da Mamografia. A data é uma forma de sensibilizar a sociedade sobre a importância da realização do exame. Com ele, é possível detectar o câncer de mama ainda em estágio inicial e aumentar as chances de cura. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil projetava para 2020 cerca de 66 mil novos casos de câncer de mama; sendo o segundo tipo mais comum da doença e uma das que mais mata mulheres no país.

Entre as formas de diagnóstico, podemos citar o autoexame das mamas, quando a própria mulher toca os seios mensalmente de forma preventiva. Isso não substitui, porém, o exame clínico, realizado pelo médico ginecologista pelo menos uma vez ao ano; tão pouco a mamografia conforme recomendação médica. O Dia Nacional da Mamografia foi instituído pela Lei nº 11.695/2008.

Autoexame: todas as formas de prevenção e de diagnóstico são importantes e se complementam. Foto: reprodução/Freepik

Para a ginecologista e obstetra Míriam Zan de Sousa Conti, é importante frisar que a mamografia é o exame de rastreamento mais precoce do câncer de mama nas lesões não-palpáveis. “Mesmo com a orientação do autoexame, uma importante forma de autoconhecimento da mulher e que também que ajuda a identificar possíveis alterações, vale lembrar que o nódulo, para chegar a um tamanho palpável, pode demorar até dez anos; sendo assim, a mamografia tem um papel fundamental para detecção precoce da doença e também quando ela não se apresenta em forma de caroço”, destacou a especialista.

A recomendação do Ministério da Saúde é a realização da mamografia uma vez a cada dois anos em mulheres com idade entre 50 a 69 anos. Segundo as estatísticas, quando descoberto em estágio inicial, o câncer de mama tem 90% de chance de cura. “Na prática, a gente acaba recomendando uma vez ao ano depois dos 40 anos e, se tem um histórico familiar da doença, é importante antecipar a idade para esse rastreamento através do exame, conforme avaliação médica”, completou Dra. Míriam.

Dra. Míriam Zan de Sousa Conti (CRM ES 5868). Foto: divulgação

Câncer de Mama assume topo das ocorrências mundiais

Nesta semana, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou que o câncer de mama passou a ser a forma mais comum da doença no mundo. A posição, nas últimas décadas, era ocupada pelo câncer de pulmão; sendo agora o segundo da lista, seguido do câncer colorretal.

O dado vai de encontro a importância da prevenção; o INCA, por exemplo, destaca que cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

  • Praticar atividade física;
  • Alimentar-se de forma saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Amamentar
  • Evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

Homens

O câncer de mama também acomete os homens; ainda que em apenas 1% dos casos da doença. Mesmo assim, é importante que os homens também dediquem atenção caso surjam alterações na região.

Anúncio

Veja também

man-and-woman-working-out-together-at-the-gym

Hipertrofia: ganho de peso saudável também requer determinação e paciência

Bacalhau-Brisamare-Risa

Cardápio solidário: restaurante de Guarapari fará doação ao Recanto dos Idosos

Anúncio
HM-Comunicacao

“Somos HM Comunicação”; com duas décadas de atuação, agência apresenta novidades

as-sinais-de-autismo_15864_l

Abril Azul: identificação precoce de sinais é fundamental para sucesso no tratamento do autismo

Black woman take care of her beautiful skin. Young african woman applying moisturizer on her face while standing in front of the mirror. Smiling black natural girl holding little jar of skin lotion in bathroom for beauty treatment routine.

Como está sua rotina de skincare? Especialista dá as dicas

My preparing for active day

Com orientação profissional, suplementação alimentar é aliada do corpo saudável