Anúncio

Dia da Gratidão: agradeça e seja feliz!

por Redação Revista Sou

Publicado em 6 de janeiro de 2021 às 11:50
Atualizado em 6 de janeiro de 2021 às 11:51
Anúncio
A felicidade está ligada à gratidão. Imagem ilustrativa | Reprodução Pixabay

Hoje, dia 6 de janeiro, comemora-se o Dia da Gratidão. É um momento para celebrar existência, paixões, parentes, amigos e todas as pequenas coisas que trazem alegria à vida. Nessa data dedicada ao agradecimento, devemos expressar gratidão por tudo o que somos e temos, por aquilo que nos acontece de bom e pelos desafios com os quais nos deparamos.

A Revista Sou conversou com a Psicóloga Dra. Alba Sampaio; ela explicou que agradecer é um exercício que nos traz muitos benefícios, pois desperta em cada um de nós uma atitude positiva com relação à vida e nos fortalece para os momentos de dificuldades. “O exercício da gratidão tem que ser diário. A neurociência tem voltado o olhar sobre a gratidão. A felicidade está diretamente ligada a gratidão; ela libera substâncias como a dopamina que deixam as pessoas mais tranquilas; uma sensação de bem-estar extremamente positiva”.

Alba Sampaio, psicóloga.

Assim como o perdão, praticar a gratidão não é fácil para qualquer um. Isso acontece porque muitas vezes precisamos ser gratos, mesmo quando algo não ocorre de maneira positiva. “Nós olhamos para nossa falta e não para o que temos! Já perceberam isso? E o que nós temos? Saúde, a nossa casa, família, quem nos ama. A chave é saber ver”, disse Alba.

Segundo ela, mesmo diante de fases ruins, ainda podemos agradecer por outras razões que, muitas vezes, não enxergamos por estarmos mais focados nos problemas. “Precisamos olhar o copo meio cheio e não meio vazio. Uma metáfora que usamos entender gratidão”, ressaltou.

A psicóloga reitera dizendo que a ciência comprova que a gratidão promove o bem-estar físico e mental. “Pense no quanto você grato à sua família e aos seus amigos, ao seu trabalho, aos seus relacionamentos amorosos, à sua saúde”, finalizou.

* Texto: Alice Mourão

Anúncio

Veja também

Lenine-em-Transito-07-Flora-Pimentel-p

Lives continuam sendo a alternativa cultural em tempos de pandemia

capa para pauta moda sem gênero

Roupas sem gênero ditam moda e comportamento

Anúncio
slackline-Fatima

Equilíbrio e concentração: slackline ganha adeptos em Guarapari

Bacalhau no forno ao alho

Bacalhau no forno ao alho

pet páscoa

Páscoa e pets: brincadeira pode, chocolate não!

Risa-Irma-Marilza

(Re)conheça e ajude o Recanto dos Idosos em Guarapari