Anúncio

Dia da Gratidão: agradeça e seja feliz!

por Redação Revista Sou

Publicado em 6 de janeiro de 2021 às 11:50
Atualizado em 6 de janeiro de 2021 às 11:51
Anúncio
A felicidade está ligada à gratidão. Imagem ilustrativa | Reprodução Pixabay

Hoje, dia 6 de janeiro, comemora-se o Dia da Gratidão. É um momento para celebrar existência, paixões, parentes, amigos e todas as pequenas coisas que trazem alegria à vida. Nessa data dedicada ao agradecimento, devemos expressar gratidão por tudo o que somos e temos, por aquilo que nos acontece de bom e pelos desafios com os quais nos deparamos.

A Revista Sou conversou com a Psicóloga Dra. Alba Sampaio; ela explicou que agradecer é um exercício que nos traz muitos benefícios, pois desperta em cada um de nós uma atitude positiva com relação à vida e nos fortalece para os momentos de dificuldades. “O exercício da gratidão tem que ser diário. A neurociência tem voltado o olhar sobre a gratidão. A felicidade está diretamente ligada a gratidão; ela libera substâncias como a dopamina que deixam as pessoas mais tranquilas; uma sensação de bem-estar extremamente positiva”.

Alba Sampaio, psicóloga.

Assim como o perdão, praticar a gratidão não é fácil para qualquer um. Isso acontece porque muitas vezes precisamos ser gratos, mesmo quando algo não ocorre de maneira positiva. “Nós olhamos para nossa falta e não para o que temos! Já perceberam isso? E o que nós temos? Saúde, a nossa casa, família, quem nos ama. A chave é saber ver”, disse Alba.

Segundo ela, mesmo diante de fases ruins, ainda podemos agradecer por outras razões que, muitas vezes, não enxergamos por estarmos mais focados nos problemas. “Precisamos olhar o copo meio cheio e não meio vazio. Uma metáfora que usamos entender gratidão”, ressaltou.

A psicóloga reitera dizendo que a ciência comprova que a gratidão promove o bem-estar físico e mental. “Pense no quanto você grato à sua família e aos seus amigos, ao seu trabalho, aos seus relacionamentos amorosos, à sua saúde”, finalizou.

* Texto: Alice Mourão

Anúncio

Veja também

Costela-com-barbecue

Costela suína ao molho barbecue

Korpus-2020 filme

Filme descortina Guarapari e celebra 30 anos de escola de dança

Anúncio
Portrait beautiful young asian woman happy smile with floating breakfast in tray on swimming pool

Cinco doenças comuns no verão que você pode evitar

Com cuidados básicos é possível se prevenir contra doenças como intoxicação alimentar, conjuntivite, otite, micose e dengue

marcos-massoterapeuta

Duas mãos pelo seu bem-estar geral

Sabores-Espaco-Buffet-5

Sabores e estrutura alinhados

Montagem - Toninha - Helaine - Adriana (capa)

Máscaras faciais: proteção e ferramenta para superar a crise