Anúncio

Denise Marchesi reinaugura consultório veterinário e foca na Oncologia

por Pedro Henrique Oliveira

Publicado em 3 de janeiro de 2024 às 14:35 / Atualizado em 3 de janeiro de 2024 às 14:35
Anúncio

O consultório veterinário Denise Marchesi celebra uma nova fase. Repaginado, o local foi reinaugurado para ampliar ainda mais os serviços aos clientes e seus pets. Uma recepção especial, que contou com convidados, marcou o momento. Os amigos e clientes presentes no local foram recebidos com um café da manhã especial, brindes e sorteios.

Entre as novidades que passam a ser oferecidas está a abertura da Farmácia para o público e o investimento no marketing e divulgação, através de uma empresa parceira e um sistema de gestão para clínica e petshop, que envia avisos de datas de vacinação, vermifugação, ectoparasiticidas etc.

“Fizemos essa reinauguração para mostrar o que há de novo aqui no consultório e focar na minha especialidade, a oncologia, que é uma área bastante importante, que merece a atenção devida, principalmente porque é a primeira abordagem a mais importante para obter a cura ou promover a longevidade com qualidade. Portanto deve ser feita da melhor maneira possível, explica a médica veterinária Denise Marchesi.

Há 20 anos exercendo a profissão, três deles baseada no consultório localizado em Muquiçaba, a médica, hoje, oferece, além de consultas em geral, medicamentos e vacinas, o tratamento oncológico especializado para cães e gatos.

“Trabalhamos com cirurgia, com quimioterapia, já conhecida, mas também com a eletroquimioterapia, um procedimento que auxilia bastante no tratamento oncológico, podendo ser utilizada sozinha ou associada a outros tratamentos. Ela promove a potencialização do quimioterápico utilizado aumentando a morte das células neoplásicas no local onde é administrada.”

A importância da oncologia

A abordagem oncológica tem ganhado cada vez mais importância na medicina veterinária. Assim como nos seres humanos, o diagnóstico precoce beneficia o tratamento e reduz as chances de piora do quadro.

Dra. Denise buscou, então, especializar-se nessa área através de cursos e congressos. Continua sempre buscando o que há de mais novo e melhor para oferecer a esses pacientes, e participou, recentemente, de um evento sobre o tema no Rio de Janeiro, o Onco in Rio. “É um congresso muito importante na área oncológica aqui no Brasil, onde obtivemos informações do que há de mais recente na área oncológica mundial, inclusive tratamentos alternativos (acupuntura, viscum álbum, etc), que costumam auxiliar no tratamento tradicional”, destaca.

Ela ainda explica o porquê de a área ser fundamental na saúde dos pets: com os novos tempos e o aumento da expectativa de vida dos animais, a possibilidade do desenvolvimento de doenças como o câncer aumentam. “Os pets estão tendo uma longevidade maior e, consequentemente, as chances de ter um câncer também são maiores. Isso é comprovado cientificamente.”

“Esperar pra ver, mata!”

Além desse fator, a genética, ansiedade, a obesidade, exposição a agentes tóxicos, a radiação solar, alterações hormonais, alterações imunológicas e comportamentos dos próprios tutores, também podem colaborar para o desenvolvimento da doença nos animais de estimação. A médica alerta para os perigos de deixar o pet sozinho por muito tempo, o contato com herbicidas e até com a fumaça proveniente de cigarros.

“A oncologia é uma especialidade complexa, que depende de uma abordagem rápida e de qualidade. Quando realizada por um especialista desde o primeiro momento pode salvar vidas”, completa.

Tipos de câncer em pets

A medicina veterinária tem observado alguns tipos de câncer com maior frequência nos animais. Segundo Dra. Denise, o câncer de mama tem acometido mais as cadelas e gatas, ganhando mesmo das neoplasias de pele e do sistema hematopoiético. Nos felinos o linfoma tem sido muito diagnosticado, principalmente onde a leucemia felina está associada, pois predispõe o câncer.

Sintomas e diagnóstico

São vários os sinais e sintomas de um câncer em um pet. A médica chama a atenção para alguns detalhes que podem ser observados para que uma consulta com o oncologista seja agendada:

– Presença de nódulo

– Emagrecimento rápido (mesmo com a alimentação em dia)

– Caquexia (perda de massa muscular)

– Ferida que não cicatriza

– Falta de apetite

– Apatia

– Convulsões que não respondem ao tratamento

“São vários os sinais clínicos, mas o principal e mais visível para o tutor é o nódulo e o emagrecimento rápido sem motivo específico”

Para auxiliar o diagnóstico, alguns exames são mais indicados. A primeira avaliação é no consultório, observando o tamanho do tumor, o que, segundo Dra. Denise, faz parte do estadiamento que vai indicar a perspectiva de vida do animal, o prognóstico. “Fazemos também a avaliação dos linfonodos para tentar identificar se há uma possível metástase através da citologia. Os exames de radiodiagnóstico também são excelentes, ultrassonografia, tomografia, ressonância magnética, entre outros”, acrescenta. A Denise Marchesi oferece esses exames em parte no consultório e parte em locais parceiros.

Cuidados

Para muitos tutores, uma grande dúvida pode ser sobre a prevenção. Afinal, é possível evitar o câncer? De acordo com a Dra. Denise, muitos fatores contribuem para uma vida animal mais saudável, que consequentemente, podem ajudar a evitar doenças. Algumas dicas são:

– Alimentação saudável e em quantidade adequada

– Água em quantidade necessária, o que varia com o clima

– Caminhadas nos melhores horários: até 09h e após 16h (evitar radiação solar em excesso)

– Evitar contato com herbicidas

– Evitar ser fumante passivo, ou seja, estar junto ao tutor no momento em que está fumando em ambiente fechado.

Dra. Denise R. Marchesi se formou em veterinária pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, em 2004 (2160 horas). Concluiu residência em medicina veterinária, níveis R1 e R2, na área de cirurgia de pequenos animais (01/02/2004-31/01/2006). Concluiu o Curso de Pós-Graduação –latu sensu – Oncologia Veterinária, em 2014 (carga horária de 500 horas). Em 2019, concluiu o Curso Intensivo de Eletroquimioterapia (carga horária de 29 horas).

Para dúvidas e informações, siga o perfil oficial da Dra. Denise no Instagram: @dradenisemarchesi.vet

Denise Marchesi Consultório Veterinário

Instagram: dradenisemarchesi.vet

Telefone: (27) 3030-8516

Anúncio

Veja também

image-5

Ação ambiental ensina a transformar restos de alimentos em adubo

Iniciativa é parte do projeto Xapuri, que tem como um dos pilares a conscientização ambiental

WhatsApp-Image-2024-02-20-at-08.59.32-1

Em busca de uma vaga nas Paralimpíadas, nadador de Guarapari compete na Austrália

Anúncio
image-1 (1)

Jovens do CRJ de Guarapari conquistam vagas em Universidades Federais e no IFES

image (59)

Atrium Verona: Aguiar de Paula entrega novo empreendimento no centro de Guarapari

Projeto Odonto Alegria da Creche Alegria

Jogos de Verão distribuem prêmios e doações em dinheiro

Além das disputas esportivas, uma feira de adoção encontrou novo lar para 10 animais entre cães e gatos

carnavala mais capa

Sorteio vai dar pares de ingressos para o Carnaval do Multiplace Mais em Guarapari; participe!

A folia da casa de shows será de três dias, com programação que privilegia artistas locais