Anúncio
Sou-Header_Site_BonApetit

Bom apetite

Costela suína na cerveja preta

Publicado em 19 de dezembro de 2020 às 09:00
Atualizado em 19 de dezembro de 2020 às 09:00
Anúncio

por Chef Soraia Marracini

Essa receita rende serve quatro pessoas. Foto: Divulgação

Sobre a cerveja preta

A origem desta bebida tão popular remonta à antiga Mesopotâmea, mais precisamente naquela que é considerada a mais antiga civilização, a Suméria. Provavelmente, uma descoberta acidental, proveniente de algum pão que se estragou e passou a ter um gosto diferente e agradável, fruto da fermentação alcoólica e que, ao ser consumido, trazia uma sensação boa, uma alegria diferente, (benditos Sumérios). Não demorou muito e se difundiu por outros povos: babilônios, gregos, egípcios e romanos. A palavra cerveja vem da deusa da agricultura Ceres. Os gregos e romanos achavam que o vinho era bebida dos deuses e passaram a considerar a cerveja bebida de bárbaros, mas na idade média os mosteiros tornaram-se grandes produtores de cerveja. 

O consumo da cerveja também aumentou porque na época não havia saneamento básico e a água era contaminada. Como a cerveja além de conter álcool, passava por um processo de cozimento, o que matava muitas bactérias, muitos substituíram a água por ela. Gente de todas as idades consumiam. Mais tarde, foi acrescentado o lúpulo, que lhe dá o sabor amargo tão característico e ajuda na conservação. A história da cerveja é longa e cheia de curiosidades. O fato é que, o mundo todo se rendeu aos encantos dela. O brasileiro então, é um apaixonado! 

A cerveja preta tem aromas e sabores peculiares. São bastante energéticas, boa para quem precisa renovar as forças, ajuda a prevenir coagulos no sangue. Países como Irlanda e Inglaterra fazem campanha solicitando que doadores consumam cervejas escuras, pois são ricas em ferro. Ela também ajuda a diminuir a probabilidade de desenvolver pedras nos rins em até 40%. Tem antioxidantes naturais, o que ajuda a prevenir doenças cardíacas e auxiliam na reconstrução molecular. Também reduz o risco da catarata e melhora a aparência da pele. Na cidade de Nova Yorque montaram um ”Spa da Cerveja” cujo intuito é aproveitar todos os benefícios que ela pode trazer. Os clientes tomam banho em banheiras cheias de cerveja. Já imaginou? O fato é que, com moderação, ela faz bem sim e ainda trás sabores maravilhosos à preparações como essa que vamos apresentar.

Costela suína na cerveja preta – serve 4 pessoas 

Ingredientes : 

  • 1 kg costelinha de porco 
  • 350 ml de cerveja preta 
  • 1 cebola picada em cubinhos 
  • 1 tomate picado em cubinhos 
  • 1 alho-poró picado em brunoise ( cubinhos bem pequenos) 
  • 1 cenoura picada em brunoise 
  • 2 dentes de alho picadinhos 
  • 10 dentes de alho inteiros 
  • 2 folhas de louro 
  • 1 ramo de tomilho 
  • 250 g molho de tomate 
  • 2 colheres (s) trigo 
  • 2 colheres (s) salsa picada 
  • 2 colheres (s) cebolinha picada 
  • 1 dedo de moça sem sementes picadinha 
  • sal e pimenta do reino à gosto 
  • 3 colheres (s) azeite 

Modo de fazer: 

Corte a costela em ”ripas”, de um ou dois ossos, tempere com sal e pimenta e polvilhe-as com trigo. Numa panela, aqueça o azeite e frite as costelas até dourar levemente. Acrescente a cebola e refogue um pouco. Depois junte o alho picado e refogue mais um pouco. Junte o tomate picado, a cenoura, o alho-poró, a dedo de moça o louro e o tomilho, mexa um pouco e adicione o molho de tomates . Após 1 minuto, coloque a cerveja. Deixe ferver e adicione água até cobrir para cozinhar. Se for usar panela de pressão, a costela precisa de mais ou menos 30 minutos, mas os dentes de alho inteiros tem que entrar uns 5 minutos antes. Eu gosto de cocção delongada em fogo baixo e sem pressão. Demora muito mais, tem que ficar vigiando, mas o resultado é outro, os sabores explodem na boca. Neste caso, o alho precisa entrar uns 15 minutos antes de desligar, ou até ficar macio. A salsa e a cebolinha devem ser acrescentadas 1 minuto antes de servir, quando também deve-se corrigir o tempero. Cuide para que o caldo fique bem espesso e a costela bem macia. 

Anúncio

Veja também

Costela-com-barbecue

Costela suína ao molho barbecue

Korpus-2020 filme

Filme descortina Guarapari e celebra 30 anos de escola de dança

Anúncio
Portrait beautiful young asian woman happy smile with floating breakfast in tray on swimming pool

Cinco doenças comuns no verão que você pode evitar

Com cuidados básicos é possível se prevenir contra doenças como intoxicação alimentar, conjuntivite, otite, micose e dengue

marcos-massoterapeuta

Duas mãos pelo seu bem-estar geral

Sabores-Espaco-Buffet-5

Sabores e estrutura alinhados

Montagem - Toninha - Helaine - Adriana (capa)

Máscaras faciais: proteção e ferramenta para superar a crise