Anúncio
Sou-Header_Site_BonApetit

Bom apetite

Costela suína ao molho barbecue

Publicado em 23 de janeiro de 2021 às 09:00
Atualizado em 23 de janeiro de 2021 às 09:00
Anúncio

por Chef Soraia Marracini

Fotos: Divulgação

Sobre o açúcar mascavo

Existem diversos tipos de açúcar. Os mais conhecidos são o refinado, que tem cor branca devido ao processo de refinamento onde recebe aditivos químicos; e o cristal, que também passa por um processo de refinamento, só que muito mais brando, por isso a cor é um pouquinho mais escura e seus cristais são maiores. Temos ainda o demerara, que é um dos mais caros, que recebe um refinamento mais leve e não recebe aditivos químicos, o que conserva boa parte dos nutrientes; e o mascavo, que é um açúcar bruto e úmido, de cor escura extraído do cozimento do caldo da cana que não passa pelo processo de refinamento, conservando assim a maior parte das vitaminas e minerais. Todos sabemos que o açúcar é um dos vilões da alimentação, mas é muito difícil simplesmente tirá-lo completamente da nossa vida; então, podemos diminuir a quantidade e usar um que nos traga mais benefícios. E uma coisa é certa: quanto mais escuro, mais nutrientes ele contém. O açúcar mascavo tem uma grande quantidade de cálcio, potássio, magnésio, ferro, fósforo, vitaminas A e do complexo B. Ele é muito mais digerível, e contém antioxidantes. Em comparação com o refinado, é muito melhor. Mas, ainda continua sendo açúcar e deve ser consumido com moderação.

Você pode usá-lo em doces, pães, bolos, em pratos salgados e é um excelente esfoliante para a pele.

Aqui, uma deliciosa receita de costela suína com barbecue.

Ingredientes

  • 1,600kg costela suína
  • 100g cebola picadinha
  • 160g açúcar mascavo
  • 200ml vinagre branco
  • 80ml molho inglês
  • 200ml vinho branco
  • 700ml ketchup
  • 2 folhas de louro
  • 200g bacom em cubos pequenos
  • Q/B de chilli em pó ou páprica picante
  • 30ml água para o molho
  • Q/B sal e pimenta do reino

Preparo

Para o molho

Frite o bacon em sua própria gordura, junte a cebola e refogue. Acrescente o açúcar mascavo e o vinagre e deixe o açúcar dissolver. Junte o molho inglês, o ketchup, o louro, o chilli e a água e cozinhe por cerca de 10 minutos, ou até o molho ficar espesso e com um tom de vermelho escuro. Tempere com sal e pimenta do reino e reserve.

A costela

Coloque a costela para marinar com sal, pimenta do reino e vinho branco por cerca de 20 minutos.

Coloque na panela de pressão com água apenas o suficiente para cobri-la, e cozinhe por 15 minutos depois que pegar pressão. Retire da água, e coloque num refratário e pincele com um pouco do molho reservado, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido a 180°C por 30 minutos, ou até que fique bem macia e solte do osso. Após esse tempo, tire o papel alumínio, pincele mais molho, aumente a temperatura do forno para 250°C e asse por mais 10 minutos, repita a operação mais 2 vezes, agora, assando por 5 minutos cada vez. Sirva com batatas rústicas.

Anúncio

Veja também

Cachorro-gripe-Petlove

Meu cão também fica gripado?

eventos-noiva-por-um-dia

De Cerimonialista a Noiva: assessoras de eventos de Guarapari viram noivas por um dia

Anúncio
Sebastiao_Simoes_foto_zanete_dadalto

Planejamento e gestão estratégica para empresas

Convidamos Sebastião Simões para falar sobre o tema, especialmente voltado aos gestores que buscam performance de alto nível

evento-dia-de-noiva-2021-10-16-2

Cerimonialistas de Guarapari passam pela experiência de se sentirem noivas por um dia

Dra-Mara-Unilabfacil

Unilabfácil: se aprimorar em meio aos desafios da pandemia

Com a chegada da pandemia da Covid-19, setores ligados à saúde tiveram que aperfeiçoar processos e tornar atendimentos ainda mais humanos

Elisangela-Antonio-Fatima-e-Mayara

Paz Eterna 50 anos: atender bem é a chave do reconhecimento