Anúncio
Sou-Header_Site_BonApetit

Bom apetite

Costela suína ao molho barbecue

Publicado em 23 de janeiro de 2021 às 09:00
Atualizado em 23 de janeiro de 2021 às 09:00
Anúncio

por Chef Soraia Marracini

Fotos: Divulgação

Sobre o açúcar mascavo

Existem diversos tipos de açúcar. Os mais conhecidos são o refinado, que tem cor branca devido ao processo de refinamento onde recebe aditivos químicos; e o cristal, que também passa por um processo de refinamento, só que muito mais brando, por isso a cor é um pouquinho mais escura e seus cristais são maiores. Temos ainda o demerara, que é um dos mais caros, que recebe um refinamento mais leve e não recebe aditivos químicos, o que conserva boa parte dos nutrientes; e o mascavo, que é um açúcar bruto e úmido, de cor escura extraído do cozimento do caldo da cana que não passa pelo processo de refinamento, conservando assim a maior parte das vitaminas e minerais. Todos sabemos que o açúcar é um dos vilões da alimentação, mas é muito difícil simplesmente tirá-lo completamente da nossa vida; então, podemos diminuir a quantidade e usar um que nos traga mais benefícios. E uma coisa é certa: quanto mais escuro, mais nutrientes ele contém. O açúcar mascavo tem uma grande quantidade de cálcio, potássio, magnésio, ferro, fósforo, vitaminas A e do complexo B. Ele é muito mais digerível, e contém antioxidantes. Em comparação com o refinado, é muito melhor. Mas, ainda continua sendo açúcar e deve ser consumido com moderação.

Você pode usá-lo em doces, pães, bolos, em pratos salgados e é um excelente esfoliante para a pele.

Aqui, uma deliciosa receita de costela suína com barbecue.

Ingredientes

  • 1,600kg costela suína
  • 100g cebola picadinha
  • 160g açúcar mascavo
  • 200ml vinagre branco
  • 80ml molho inglês
  • 200ml vinho branco
  • 700ml ketchup
  • 2 folhas de louro
  • 200g bacom em cubos pequenos
  • Q/B de chilli em pó ou páprica picante
  • 30ml água para o molho
  • Q/B sal e pimenta do reino

Preparo

Para o molho

Frite o bacon em sua própria gordura, junte a cebola e refogue. Acrescente o açúcar mascavo e o vinagre e deixe o açúcar dissolver. Junte o molho inglês, o ketchup, o louro, o chilli e a água e cozinhe por cerca de 10 minutos, ou até o molho ficar espesso e com um tom de vermelho escuro. Tempere com sal e pimenta do reino e reserve.

A costela

Coloque a costela para marinar com sal, pimenta do reino e vinho branco por cerca de 20 minutos.

Coloque na panela de pressão com água apenas o suficiente para cobri-la, e cozinhe por 15 minutos depois que pegar pressão. Retire da água, e coloque num refratário e pincele com um pouco do molho reservado, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido a 180°C por 30 minutos, ou até que fique bem macia e solte do osso. Após esse tempo, tire o papel alumínio, pincele mais molho, aumente a temperatura do forno para 250°C e asse por mais 10 minutos, repita a operação mais 2 vezes, agora, assando por 5 minutos cada vez. Sirva com batatas rústicas.

Anúncio

Veja também

man-and-woman-working-out-together-at-the-gym

Hipertrofia: ganho de peso saudável também requer determinação e paciência

Bacalhau-Brisamare-Risa

Cardápio solidário: restaurante de Guarapari fará doação ao Recanto dos Idosos

Anúncio
HM-Comunicacao

“Somos HM Comunicação”; com duas décadas de atuação, agência apresenta novidades

as-sinais-de-autismo_15864_l

Abril Azul: identificação precoce de sinais é fundamental para sucesso no tratamento do autismo

Black woman take care of her beautiful skin. Young african woman applying moisturizer on her face while standing in front of the mirror. Smiling black natural girl holding little jar of skin lotion in bathroom for beauty treatment routine.

Como está sua rotina de skincare? Especialista dá as dicas

My preparing for active day

Com orientação profissional, suplementação alimentar é aliada do corpo saudável