Anúncio

Como está sua rotina de skincare? Especialista dá as dicas

por Carolina Brasil

Publicado em 23 de abril de 2021 às 17:25 / Atualizado em 23 de abril de 2021 às 17:25
Cuidados devem ser diários e de acordo com o tipo de pele. Foto: reprodução|Freepik

Você já deve ter escutado ou lido algo sobre o skincare, termo inglês que trata da rotina de cuidados com a pele. E, mesmo o rosto sendo o destaque das queixas e da atenção, o skincare pode (e deve) ser corporal também. Neste caso, é preciso um bom hidratante, o filtro solar e também uma esfoliação leve semanal, basicamente.

Contudo, não há dúvidas que, por ficar mais evidente, o cuidado facial recebe mais atenção; e, além de incluir produtos básicos de limpeza e hidratação, por exemplo, pode agregar itens de tratamento, quando necessário, como explica a dermatologista Dra. Mariana Rocha. “Em uma rotina básica de skincare para o rosto não pode faltar um bom produto para limpeza da pele; um hidrante; e antioxidantes, como a vitamina C, o ácido hialurônico ou o retinol; sem esquecer, claro, o protetor solar. Caso exista alguma patologia da pele, como melasma, rosácea e acne, podem ser associados produtos de tratamento nessa rotina”, completou a especialista.

Dra. Mariana Rocha – CRM 9900 l RQE 11967 | Foto: divulgação

Dra. Mariana ressaltou que a rotina de skincare se difere em alguns pontos quando feita pela manhã ou à noite; exemplo: o filtro solar não precisa ser aplicado antes de dormir, mas caso a rotina tenha ácidos, é dada a preferência para que sejam usados no período noturno. Ela lembrou ainda que tudo isso só deve acontecer sob a orientação de um dermatologista. “Para que os cuidados ou o tratamento sejam de fato eficientes é fundamental a análise profissional. Hoje em dia, com muito acesso à informação, muita gente tem escolhido produtos baseados em indicações de amigos ou influenciadores. Isso é um grande erro, pois nem sempre o que é bom para um, é certo para o outro! Muitas vezes, inclusive, isso pode agravar ou causar um problema na pele”.

“A rotina de skincare é uma forma de autocuidado, que anda lado a lado com a autoestima. Preservar a autoestima passa pela prática do cuidar de si mesma, por dentro e por fora”

Dra. Mariana

Filtro Solar

Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dra. Mariana reforçou um passo fundamental na rotina de skincare: o filtro solar. “A principal função dele é prevenir o surgimento de câncer de pele, rugas e manchas. Um bom filtro solar precisa ter alta proteção UVA e UVB, ser resistente ao suor e é fundamental que ele tenha cor, para uma proteção mais eficaz contra a luz visível, presente nas lâmpadas, nas telas de computador, celular e tablets. Por esta razão, é importante o uso do filtro solar inclusive dentro de casa”.

Dicas da especialista @dramarianarocha.dermato:

Dra. Mariana reforça que o mercado dispõe de produtos de qualidade para todos as necessidades e orçamentos. Foto: reprodução|Pixabay
  • No skincare, cada etapa deve ser realizada com atenção e da forma correta, em ordem;
  • Utilize os produtos certos para o seu tipo de pele e para o quadro que deseja resolver;
  • Nunca use o produto de outra pessoa ou que alguém indicou. Você pode piorar o seu problema ou arrumar outro;
  • Filtro solar precisa ser aplicado na quantidade certa (média de uma colher de chá para rosto, cabeça e pescoço), se o seu protetor estiver durando mais do que 30/40 dias, está usando pouco;
  • Procure uma dermatologista e tenha disciplina, o resultado vem!

Veja também

WhatsApp-Image-2024-04-19-at-09.33.19

ES Gás investirá R$ 50 milhões na implantação de rede de gás em Guarapari

mulher-lendo

Dia Mundial do Livro: confira 8 obras sobre saúde feminina para melhorar a relação com seu corpo

Moqueca-servida-em-Anchieta_9070

Rota dos Sabores: Espírito Santo tem diversidade gastronômica para todos os gostos

doações RB capa

Escola Rui Barbosa une solidariedade e carinho em forma de doações

Campanha para arrecadar roupas e calçados ganhou traço marcante da escola

meaipe-nova-orla-projeto

Meaípe vai ganhar nova orla e Festival de Frutos do Mar para atrair mais turistas

DSC_5545-1

Jornalista lança livro sobre festival de música que marcou Guarapari nos anos 70