Anúncio

Com orientação profissional, suplementação alimentar é aliada do corpo saudável

por Carolina Brasil

Publicado em 20 de abril de 2021 às 12:00
Atualizado em 20 de abril de 2021 às 12:02
Anúncio
Produtos naturais e industrializados podem suprir as necessidades do corpo e completar a dieta alimentar. Foto: reprodução|Freepik

Fontes de vitaminas, minerais e outras substâncias, os suplementos alimentares têm a função de complementar a alimentação, seja ela deficiente ou voltada a um objetivo corporal. Não em vão, os mais populares estão associados à perda de peso e ao ganho de massa muscular.

Entre os suplementos mais conhecido estão: a proteína do soro de leite (whey protein) e a creatina, além do os chamados termogênicos que são compostos por cafeína e/ou metilxantinas naturais. “A suplementação evoluiu bastante, é possível encontrar suplementos para todos os objetivos como emagrecimento, hipertrofia, melhor desempenho e maior concentração, por exemplo. É muito válido, ainda, aliar a suplementação com a prática de atividade física e/ou esportiva”, explicou Luiz Tamer Alves Regis Dutra, empresário do setor.

Luiz Tamer e a sócia Isla Honorato de Souza com os ‘queridinhos’ da loja. Foto: divulgação

De acordo com a nutricionista Maria Aracy, a suplementação alimentar ou a complementação alimentar não está restrita aos praticantes de atividade física. “Atualmente, existem diversos produtos de suplementação no mercado com objetivos distintos, como auxiliar a melhora no desempenho esportivo e na recuperação após o exercício físico; auxiliar na perda de peso ou no ganho de massa muscular. Porém, a suplementação alimentar pode ser bem-vinda no intuito de complementar a deficiência de vitaminas e minerais, bem como de macro nutrientes como a proteína na alimentação”, destacou.

Contudo, independente do objetivo e da razão, a suplementação alimentar é uma alternativa que requer a orientação profissional para a garantia de resultados (que não são imediatos) e mitigação dos riscos. “A contraindicação maior para suplementação é falta de orientação profissional, pois quando utilizados de forma errada podem trazer malefícios para a saúde como problema renal, alteração na pressão arterial, aceleração dos batimentos cardíacos, ganho de peso, entre outros”, alertou Maria Aracy.

Dra. Maria Aracy, nutricionista a frente da SerNutri em Guarapari. Foto: reprodução

Para finalizar, a especialista ressaltou que cabe ao nutricionista indicar e orientar quanto à inclusão dos suplementos, considerando as características individuas de cada um e associada à uma alimentação saudável e balanceada, para que assim os objetivos possam ser alcançados e as necessidades corpóreas supridas de forma correta.

Anúncio

Veja também

man-and-woman-working-out-together-at-the-gym

Hipertrofia: ganho de peso saudável também requer determinação e paciência

Bacalhau-Brisamare-Risa

Cardápio solidário: restaurante de Guarapari fará doação ao Recanto dos Idosos

Anúncio
HM-Comunicacao

“Somos HM Comunicação”; com duas décadas de atuação, agência apresenta novidades

as-sinais-de-autismo_15864_l

Abril Azul: identificação precoce de sinais é fundamental para sucesso no tratamento do autismo

Black woman take care of her beautiful skin. Young african woman applying moisturizer on her face while standing in front of the mirror. Smiling black natural girl holding little jar of skin lotion in bathroom for beauty treatment routine.

Como está sua rotina de skincare? Especialista dá as dicas

Lenine-em-Transito-07-Flora-Pimentel-p

Lives continuam sendo a alternativa cultural em tempos de pandemia