Anúncio

Com incubadora, Ifes quer incentivar inovação nos negócios em Guarapari

por Aline Couto

Publicado em 19 de outubro de 2023 às 14:35 / Atualizado em 19 de outubro de 2023 às 14:35
Fotos: divulgação

O campus Guarapari do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes inaugurou uma incubadora de empresas com negócios ligados a educação, ciência e tecnologia. “A Incubadora do Ifes tem 15 anos e é a segunda maior do Brasil. O trabalho é realizado em sistema de rede com equipes formadas por alunos e servidores, além de alguns colaboradores externos. Hoje há 14 núcleos implantados no estado, o primeiro foi na Serra. O de Guarapari foi a 12ª inaugurado, em 14 de maio deste ano. Atualmente 60 empresas estão incubadas na rede”, descreveu o coordenador do núcleo de Guarapari, Felipe Malheiros.

Para explicar melhor o conceito de incubadora de empresas, Felipe usou a analogia “Gosto de explicar usando como exemplos as incubadoras de bebês e de ovos de galinha. Porque no final o objetivo é sempre o mesmo, fazer com que o público atinja a maturidade. O empresário tem muitas ideias e tecnicamente entende muito do assunto, só que quando vai montar um negócio descobre que precisa de um contador, de pagar impostos, de saber os custos da infraestrutura e as ideias começam a ficar caras. É nesse momento que algumas startups morrem antes de chegar ao mercado. Então a incubadora veio com esse propósito, tentar amadurecer a empresa através de mentorias, suportes, infraestruturas, laboratórios, equipes, networks, eventos, para que no período de incubação, que dura de um a três anos, a empresa ganhe maturidade para entrar no mercado de maneira competitiva”.

O coordenador frisou que a incubadora do Ifes tem o viés de negócios de base tecnológica. “Incubamos ideias de inovação, por estar dentro de um instituto federal de educação, ciência e tecnologia. Entendemos que nossos recursos humanos, nossos alunos estão preparados para atuar paralelamente a esses negócios encubados acrescentando esse grau de inovação”.

Implantado em maio, o núcleo tem projetos, mas ainda não há empresas encubadas. “O planejamento é ter a primeira incubação após um ano de operação. Enquanto isso nós vamos ao público sensibilizar, a região não tem aquela mentalidade e entendimento de novos negócios. Precisamos amadurecer a região e incentivar novas pessoas para os negócios”, falou Felipe Malheiros.

Com previsão para iniciar em 2024, o processo tem uma pré-encubação antes que as ideias sejam implantadas. “Para o começo do ano que vem está prevista uma turma de pré-encubação. Serão 30 vagas disponíveis, 30 ideias, não 30 pessoas, para fazer com que o empreendedor comece a tirá-la cabeça para colocar no papel. Com isso ele começa a fazer algumas validações para saber se aquilo que ele está propondo vai de fato resolver o problema, se a solução que ele acredita é de fato uma solução. Então estruturamos essa pré-encubação de quatro a seis meses com esse grupo para quando forem entrar na incubação já tenham mais um nível de maturidade e amadurecimento das ideias e ganhem tempo”.

A pré-incubação é gratuita e será realizada por profissionais do ecossistema capixaba de inovação que ministrarão mentorias e capacitações. “As inscrições devem ser abertas no final do ano, através de um processo seletivo, com um edital explicando as regras necessárias. Após todo processo de incubação, a empresa gradua para seguir com o negócio. Pretendemos incubar startups nas temáticas de indústria 4.0, turismo 4.0, agronegócio, construção civil e comércio”.

Mais informações: @incubadora.guarapari.

Veja também

IMG_0795

Está chegando a hora! Faltam três dias para o Baile da Sou

traballhar-em-destaque

Enxergar e se reconhecer: Óticas Sara chegam com estilo e qualidade a Guarapari

USAR-ESTA-FOTO

A nutri te ensina: Mamãe em forma – é possível recuperar a boa forma após o parto?

d20b55c1-2cef-4766-928f-80d82fef7ea8

Em clima de debutante, Brilho das Noivas apresenta nova coleção

20240410_111048-1

O melhor bolo da cidade! A Minha Avó Fazia ganha espaço físico em Guarapari

usar-esta-destacada

Muquiçaba ganha uma loja completa em produtos de puericultura, enxoval e vestuário para crianças

A puericultura trata do cuidado de crianças nos primeiros anos de vida e engloba produtos que vão desde a amamentação até a higiene, passando por itens de segurança e alimentação, por exemplo