Anúncio

Com atualizações, professores e alunos se preparam para o Enem

por Larissa Castro

Publicado em 2 de novembro de 2020 às 12:00
Atualizado em 2 de novembro de 2020 às 12:01
Anúncio

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) precisou receber atualizações e ajustes, devido ao Coronavírus. Com provas marcadas para 2021, alunos e professores se adequaram a nova realidade e se preparam para o teste que, principalmente, garante vagas em universidades.

Pela primeira vez, as tradicionais datas de realização do Enem foram alteradas pelo Ministério da Educação (MEC). O teste que era aplicado no mês de outubro, devido a realidade da Covid-19, passa a ser realizado em janeiro e fevereiro. Para muitos, essa mudança obrigatória, além do formato on-line de aulas durante o ano, é visto como uma grande dificuldade e gera desistência. Mas é preciso driblar esta realidade.

Neiva Deecken, gestora da Faculdade Multivix de Guarapari e do CAPTES Pré-vest ENEM.

“É fato que, diante do adiamento das provas do Enem, para 2021, muitos alunos e pais ficaram preocupados. Entretanto, reitero a minha fala de que “Este é o ano da sua aprovação!”, uma vez que muitos desistiram pelo caminho, devido à falta de aulas e de adaptação ao novo modelo de estudo. Foi um ano de transformações. Sempre lembro os alunos de que é preciso ser flexível, é preciso adaptar-se”, reforça Neiva Deecken, gestora da Faculdade Multivix de Guarapari e do CAPTES Pré-vest ENEM.

Faltando pouco mais de três meses, Neiva oferece opções para que alunos se atualizem ao novo e garantam a tão sonhada vaga em uma universidade. “A equipe de professores do CAPTES trabalhou muito mais, pois além de buscar constantemente a qualidade das aulas on-line, dava um suporte psicoemocional; estávamos sempre on-line. Desde outubro, retornamos presencialmente, seguindo todos os protocolos de segurança, com aulas à noite, de segundas a sextas, até a véspera do Enem. Também teremos um curso de redação em novembro, e o intensivão Enem em dezembro e janeiro”.

Com o atraso do Enem 2020, algumas consequências podem surgir, além de impactos nas datas do Enem 2021, devido a alguns estudantes terem menos tempo para se preparar, caso o calendário normal seja mantido. “Infelizmente, a falta de acesso à internet, em muitas regiões, impossibilitou a preparação para o Enem. Em contrapartida, muitos programas foram ofertados. Estudar não é fácil, com internet ou sem, primeiro o aluno precisa ter uma meta bem definida e estabelecer estratégias para alcançá-la. E não desistir diante das dificuldades. Sair da “zona de conforto” gera aflição, mas também promove o progresso”, reforça Neiva.

A estudante Ravena Lovatti está na terceira tentativa para uma vaga no curso de medicina da Universidade Federal do Espírito Santo e, mesmo com a experiência nos estudos para a prova, também sofreu com a mudança no calendário. “Em alguns momentos me vi desanimada. Acho que com tudo o que está acontecendo este ano, conseguir me manter motivada foi um desafio. Fiquei bastante preocupada de cancelarem o Enem 2020 e a gente não ter oportunidade de fazer a prova”, desabafa.

Dicas

“Ainda dá tempo para se preparar para a tão sonhada prova que possibilitará o ingresso em uma universidade. É preciso focar na redação, pois só ela vale 1.000 pontos. Em seguida, treinar muito a matemática, que vem com 45 questões. O Enem é um jogo, e o participante precisa entender as regras para jogar bem. A minha dica aos vestibulandos é que estudem, estudem muito, mas estudem certo. Refaçam todas as provas anteriores do Enem, tenham uma rotina de estudo e façam, no mínimo, uma redação semanal. “Estuda que a vida muda””, orienta Neiva Deecken.


“Além de focar nos estudos, ter um planejamento que permita cuidar da saúde mental, que é muito importante para controlar a ansiedade, fazendo uma atividade física e ter momentos de lazer”, indica a estudante Ravena Lovatti.

Calendário

  • Provas impressas: 17 e 24 de janeiro, para 5,7 milhões inscritos
  • Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro, para 96 mil inscritos
  • Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro (para pessoas afetadas por eventuais problemas de estrutura)
  • Resultados: a partir de 29 de março
Anúncio

Veja também

man-and-woman-working-out-together-at-the-gym

Hipertrofia: ganho de peso saudável também requer determinação e paciência

Bacalhau-Brisamare-Risa

Cardápio solidário: restaurante de Guarapari fará doação ao Recanto dos Idosos

Anúncio
HM-Comunicacao

“Somos HM Comunicação”; com duas décadas de atuação, agência apresenta novidades

as-sinais-de-autismo_15864_l

Abril Azul: identificação precoce de sinais é fundamental para sucesso no tratamento do autismo

Black woman take care of her beautiful skin. Young african woman applying moisturizer on her face while standing in front of the mirror. Smiling black natural girl holding little jar of skin lotion in bathroom for beauty treatment routine.

Como está sua rotina de skincare? Especialista dá as dicas

My preparing for active day

Com orientação profissional, suplementação alimentar é aliada do corpo saudável