Anúncio

Coluna Gestão de Empresas Competitivas #05

Por Sebastião Simões

por Revista Sou

Publicado em 25 de setembro de 2023 às 11:35 / Atualizado em 25 de setembro de 2023 às 11:35

Olá Caro leitor,

Hoje falarei sobre uma importante metodologia de trabalho – criada por Wendell Smith, EUA, na década de 50 – que se tornou um dos métodos de gestão mais utilizadas no mundo dos negócios de todos os tempos: A “Segmentação de Mercado”.

Planejamento com foco em gerar Resultados superiores

Antes, vale acentuar que – edição a edição da Revista Sou e o site sebastiaosimoes.com.br –avançamos em nossa jornada de fomentar informações que poderão contribuir para que você – Empresário(a) e/ou Gestor(a) – possa construir, implementar e melhor gerir um “Planejamento Estratégico customizado a sua Empresa versus a realidade do Mercado onde atua” com foco em gerar melhores Resultados.

Nas edições anteriores abordei: O valor da Identidade Organizacional da Empresa frente o Mercado (Negócio – Propósito – Missão – Visão – e, Valores); A importância de entender os FCS (Fatores Críticos de Sucesso) que circundam seus Negócios; E a relevância da construção da Análise SWOT para que possam tomar melhores decisões estratégicas em suas Vidas / Empresas.

Segmentação de Mercado

Que a competição – concorrência no mercado – está dia a dia mais elevada e agressiva, todos sabemos, que buscar ser singular e relevante para todo e qualquer perfil de cliente é uma tarefa impossível, todos sabemos, mas, tenho dúvidas, se todos realmente sabem como minimizar ou buscar solucionar a angústia vivida diariamente relacionada a esta situação, para assim, avançar e construir ações mais assertivas em prol de melhores resultados nas empresas onde atuam.

Na expectativa de contribuir com a solução do cenário acima – angustia e limitação – irei aqui estimular, de forma simples e prática, um dos caminhos mais relevante para o empresário (ou, gestor de empresas) se dedicar, e assim, avançar em sua forma de atuar junto ao mercado.

“QUEM QUER SER TUDO PARA TODOS, ACABA NÃO SENDO NADA PARA NINGUÉM”

Maria Ross – Red Slice

Se a afirmação acima, faz sentido para você, estude, aplique ou aprimore sua forma de enxergar, segmentar e atuar no mercado.

O que é Segmentação de Mercado

Em mercados competitivos, uma questão empresarial de extrema relevância a ser resolvida, para a maior longevidade da empresa, é: Definir com clareza para quem a minha empresa irá trabalhar? Irá se diferenciar? Irá agregar valor e encantar? Ou seja, quem é o meu Cliente alvo?

Diante a reflexão acima, fica fácil definir e entender que “Segmentação de Mercado” nada mais é que… dividir o mercado total em partes, em fatias semelhantes, em grupos de pessoas com os mesmos interesses comuns.

A Importância da Segmentação de Mercado

A segmentação é importante devido a sua capacidade de propiciar análises customizadas sobre determinadas informações, necessidades, comportamentos e desejos de “grupos alvos específicos” com a finalidade de melhor direcionar e potencializar todos os esforços, recursos e ações estratégias que a empresa irá implementar para melhor atender e encantar sua carteira de clientes alvos em construção.

Segmentar é direcionar recursos para quem de fato a empresa deseja atender, satisfazer e reter. Segmentar então, é focar em ações que irão gerar melhores e maiores resultados para a empresa e seus clientes alvos.

Hoje finalizarei por aqui… Na próxima edição falarei sobre “Metas” tema de extrema relevância da Gestão e Planejamento Estratégico.

O Planejamento Estratégico da sua Empresa versus o Mercado.

Acesse o site – sebastiaosimoes.com.br – siga as orientações e receba o material (Módulos 01 a 04 de 10) – “O Planejamento Estratégico customizado da Empresa Familiar – Uma Jornada para a Prosperidade!” –

Desejo a todos importantes reflexões, decisões e resultados.

Até a próxima.

Sebastião Simões

Especialista em Planejamento e Gestão Estratégica de Empresas

sebastiaosimoes.com.br

Instagram: @slsimoes

WhatsApp: 27.99533.2701

Nota:

– Esta coluna tem como propósito fomentar temas relevantes para que empreendedores possam melhor refletir e atuar na conquista de suas metas empresariais. Sabemos que o sucesso na adequada construção, implementação e desenvolvimento dos temas aqui propostos demandam do alinhamento de “n” fatores internos e externos, bem como, variam de pessoa para pessoa, e de empresa para empresa, assim sendo, sugiro, “estudem, trabalhem e evoluam dentro de suas próprias metodologias e linhas do tempo”.

Veja também

WhatsApp-Image-2024-04-19-at-09.33.19

ES Gás investirá R$ 50 milhões na implantação de rede de gás em Guarapari

mulher-lendo

Dia Mundial do Livro: confira 8 obras sobre saúde feminina para melhorar a relação com seu corpo

Moqueca-servida-em-Anchieta_9070

Rota dos Sabores: Espírito Santo tem diversidade gastronômica para todos os gostos

doações RB capa

Escola Rui Barbosa une solidariedade e carinho em forma de doações

Campanha para arrecadar roupas e calçados ganhou traço marcante da escola

meaipe-nova-orla-projeto

Meaípe vai ganhar nova orla e Festival de Frutos do Mar para atrair mais turistas

DSC_5545-1

Jornalista lança livro sobre festival de música que marcou Guarapari nos anos 70