Anúncio

Coluna Gestão de Empresas Competitivas #04

por Revista Sou

Publicado em 10 de julho de 2023 às 11:32 / Atualizado em 10 de julho de 2023 às 11:43

Olá Caro leitor, 

Estamos avançando – a cada nova edição da Revista Sou, via esta coluna e o site sebastiaosimoes.com.br – em nossa jornada de compartilhar informações que poderão contribuir para que você – Empresário(a) e/ou Gestor(a) – possa construir, implementar e melhor gerir um “Planejamento Estratégico customizado a sua Empresa versus a realidade do Mercado onde atua” com foco em gerar melhores resultados.

Nas edições anteriores abordei: “O valor da adequada, sagaz e inteligente construção e gestão da Identidade Organizacional da Empresa (Negócio – Propósito – Missão – Visão – e, Valores) e a importância de realizar um profundo e priorizado “diagnóstico” sobre os FCS (Fatores Críticos de Sucesso) para sua empresa e negócios frente o mercado onde atua e/ou deseja atuar”.

Hoje falarei sobre uma importante ferramenta de trabalho – criada por Albert Humphrey, nos EUA, na década de 60 – que se tornou uma das metodologias mais utilizadas no mundo dos negócios de todos os tempos: A “Análise SWOT”

Análise SWOT

Faço acima uma leve provocação sobre a “data” de nascimento da SWOT, pois, ainda vejo nos atuais dias, um elevado desconhecimento da mesma, sobretudo, de seu adequado uso e integração as demais metodologias e ferramentas de gestão e planejamento estratégico.

A palavra SWOT é um acrônimo e tem sua formação com as quatro primeiras letras das palavras (em inglês) a seguir: Strengths que significa (Forças); Weaknesses (Fraquezas); Opportunities (Oportunidades); E, Threats (Ameaças).

Agora que sabemos sua “origem”, vamos entender uma pouco mais sobre a sua importância.

A SWOT é uma análise crítica do ambiente interno (Empresa) e do ambiente externo (Mercado), onde, de forma estratégica, possibilita o levantamento, priorização e avaliação de todos os “Pontos Fortes e Pontos de Fracos” (da Empresa) e de todas as “Oportunidades e Ameaças” (do Mercado), respectivamente.

Como realizar a SWOT

Você “Líder” deverá realizar um levantamento de dados e informações do ambiente interno (Pontos fortes e fracos de sua empresa) e externo (Oportunidades e ameaças do mercado) junto a todos os públicos de interesse de sua empresa, como: Funcionários, fornecedores, clientes atuais, clientes futuros, entre outros. Deverá fazer o mesmo via os canais digitais, como, os mecanismos de busca (Google), sites e as redes sociais (Pesquise em Instituições de credibilidade sobre o mercado que sua empresa atua ou deseja atuar). Levante informações estratégicas, internas e externas. Você verá que estas “informações” (Quando bem integradas a outras etapas da gestão e planejamento estratégico) se tornarão “conhecimento”, e este conhecimento possibilitará melhores decisões em prol de sua empresa, metas, ações e resultados desejados.

Benefícios da Análise SWOT

A adequada realização, priorização e análise das informações levantadas (pesquisadas) via a Analise SWOT possibilitará, entre tantos outros benefícios, os seguintes:

– Uma maior clareza sobre sua empresa;

– Uma maior clareza sobre o mercado que sua empresa atua ou deseja atuar;

– Um maior conhecimento sobre o que pensam seus funcionários, fornecedores e clientes sobre sua empresa, seus concorrentes e demais fatores externos que deseje “levantar”;

– Em resumo, a SWOT possibilitará transformar “dados e informações” em “conhecimento estratégico relevante” em prol de melhores decisões e resultados em sua Empresa.

Hoje finalizarei por aqui… Na próxima edição falarei sobre “Segmentação de Mercado e Alvos Estratégicos” pontos relevantes da Gestão e Planejamento Estratégico.

O Planejamento Estratégico da sua Empresa versus o Mercado.

Acesse o site – sebastiaosimoes.com.br – siga as orientações e receba o material (Módulos 01 a 03 de 10) – “O Planejamento Estratégico customizado da Empresa Familiar – Uma Jornada para a Prosperidade!” – Módulos 01 a 03: Identidade Organizacional; FCS da Empresa; E, SWOT.

“Concentre-se em seus pontos fortes, reconheça suas fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.Sun Tzu – A Arte da Guerra.

Desejo a todos importantes reflexões, decisões e resultados.

Até a próxima.

Sebastião Simões

Especialista em Planejamento e Gestão Estratégica de Empresas

sebastiaosimoes.com.br

@slsimoes

(27) 99533-2701

Nota:

– Esta coluna tem como propósito fomentar temas relevantes para que empreendedores possam melhor refletir e atuar na conquista de suas metas empresariais. Sabemos que o sucesso na adequada construção, implementação e desenvolvimento dos temas aqui propostos demandam do alinhamento de “n” fatores internos e externos, bem como, variam de pessoa para pessoa, e de empresa para empresa, assim sendo, sugiro, “estudem, trabalhem e evoluam dentro de suas próprias metodologias e linhas do tempo”.

Veja também

IMG_0795

Está chegando a hora! Faltam três dias para o Baile da Sou

traballhar-em-destaque

Enxergar e se reconhecer: Óticas Sara chegam com estilo e qualidade a Guarapari

USAR-ESTA-FOTO

A nutri te ensina: Mamãe em forma – é possível recuperar a boa forma após o parto?

d20b55c1-2cef-4766-928f-80d82fef7ea8

Em clima de debutante, Brilho das Noivas apresenta nova coleção

20240410_111048-1

O melhor bolo da cidade! A Minha Avó Fazia ganha espaço físico em Guarapari

usar-esta-destacada

Muquiçaba ganha uma loja completa em produtos de puericultura, enxoval e vestuário para crianças

A puericultura trata do cuidado de crianças nos primeiros anos de vida e engloba produtos que vão desde a amamentação até a higiene, passando por itens de segurança e alimentação, por exemplo