Anúncio

Sou-Header_Site_BonApetit

Bom apetite

Bom Apetite: Brioches

Publicado em 26 de setembro de 2023 às 14:43
Atualizado em 26 de setembro de 2023 às 14:45

O brioche tem origem no século XVII, na região da Normandia, norte da França. Feito com bastante manteiga, ovos e leite, é um pãozinho delicioso e muito tradicional da culinária francesa.

Reza a lenda que Maria Antonieta, ao saber que os camponeses não tinham pão para comer, teria dito a frase: “que comam brioche”, o que refletiu o completo desrespeito dela em relação à população mais pobre.

Normalmente ele é feito sem recheio, mas vou ensinar aqui uma receita recheada com queijo e presunto.

Manteiga

A manteiga é um derivado do leite muito apreciado desde a antiguidade. Além de ser deliciosa para comer com pão, é um ingrediente valioso para diversas receitas.  Ela já foi considerada vilã para nossa saúde, mas isso vem mudando a cada dia, pois se usada da forma correta não é esse monstrinho que se acreditava.

A manteiga possui diversas vitaminas como: A, E, B12 e K2.  A K2, por exemplo, tem como característica a proteção contra osteoporose e contra doenças cardiovasculares.  Ela também possui minerais e ácido láurico, que ajudam a prevenir contra infecções fúngicas. Também é rica em antioxidantes, que ajudam nosso corpo a se proteger contra danos celulares, e contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. Possui também ácidos graxos e é fonte de gordura, mas precisa ser consumida com moderação.

E o melhor, é inegável o sabor que ela traz sabor para as preparações!

Ingredientes

550g farinha de trigo
80g leite morno
100g gema de ovo
2 ovos inteiros
10g sal
200g manteiga gelada
75g açúcar
10g fermento biológico
95 ml de água

Preparo

Vamos fazer uma “esponja”: misture 50g de farinha de trigo, o fermento e a água e deixe descansar por 10 minutos. Depois vá adicionando aos poucos e misturando, os ovos, as gemas e, em seguida, os ingredientes secos. Por último, o leite. Pode utilizar a batedeira com o batedor raquete.

Incorpore a manteiga aos poucos até que fique totalmente absorvida. A massa ficará pegajosa. Deixe descansar por 20 minutos e depois sove bem. Se precisar, coloque mais um pouco de trigo. Deixe descansar por mais 10 minutos.

Faça pequenas bolinhas, abra e recheie com queijo e presunto bem picadinhos; depois enrole novamente. Faça pequenas bolinhas de massa e coloque em cima das bolinhas de brioche. Deixe descansar por 15 minutos.  Pincele com ovos batidos e leve ao forno em forma levemente untada.

Coloque no fundo do forno um tabuleiro com água dentro para fazer um efeito de forno combinado. Asse em temperatura de 180°C por mais ou menos 20 a 25 minutos. Até crescer e dourar.

Soraia Marracini

Veja também

WhatsApp-Image-2024-05-14-at-11.38.11

Marcado para julho, “Eita, sô” está com ingressos à venda em Guarapari

Segunda edição do arraiá beneficente acontece no dia 7 do próximo mês

Festa Junina RB 2024 (1)

Integração família e escola marca tradicional Festa Junina da Escola Rui Barbosa

Centro-de-Eventos-Morangao

Domingos Martins se prepara para mais uma Festa do Morango; confira a programação

baile_sou_2024 (549)

Baile da Sou – galeria de fotos

baile_sou_2024 (289)

Noite consagra evento da Sou e marca momento de confraternização

czechoslovakian wolf dogteeths  in front of white background

Tártaro ou tartarectomia?