Anúncio
Sou-Header_Site_BonApetit

Bom apetite

Ceviche

Publicado em 3 de outubro de 2020 às 09:00
Atualizado em 6 de outubro de 2020 às 10:20
Anúncio

por Chef Joelma Celestrini

Radicada no Texas (EUA) desde 2018, a Chef capixaba Joelma Celestrini assumiu a gastronomia profissionalmente em 2013, após 12 anos de trabalho como jornalista. Convidada para o Guia Sou Gourmet, apresenta uma receita de Ceviche que serve duas pessoas. De quebra, dá uma dica para reduzir a acidez da cebola, deixar o prato mais suave e rico em texturas. 

Ceviche de Tilápia. Foto: Reprodução.

Ingredientes: 

300 g de filé de salmão, tilápia, dourado, namorado ou olho de boi 

2 a 3 limões (somente o suco) 

½ cebola roxa cortada em julienne 

1 pimenta dedo de moça picada e sem sementes 

Coentro picado pequeno 

Sal e azeite a gosto 

Preparo: 

Certifique-se de que os filés estão sem espinhos. Corte-os em cubos de aproximadamente um centímetro, tempere com sal e reserve. Enquanto o peixe absorve o sal, corte as cebolas, pique a pimenta e o coentro, e extraia o suco dos limões. Aos poucos, acrescente o suco de limão ao peixe, provando sempre até alcançar a acidez agradável ao seu paladar. Na sequência, acrescente os demais ingredientes, misturando até que todos estejam envolvidos pelo suco do limão. Deixe descansar por pelo menos 30 minutos e sirva frio como entrada ou com torradas e tortilhas de aperitivo. Pode ser servido com batata doce e milho verde cozidos. 

DICA: Quem tem resistência ao consumo de cebola crua, pode recorrer a uma técnica simples para reduzir a acidez, potencializar o sabor adocicado e ainda deixá-la mais crocante. Para isso, basta fazer imersão em água gelada. Corte as cebolas no corte da receita e deixe-a descansar por pelo menos uma hora em um vasilhame com água e gelo (pode ser coberta, dentro da geladeira). Após este período de “descanso”, escorra a água e utilize conforme a receita. Quanto mais tempo permanecer na água gelada, mais adocicada e crocante ela ficará. 

Chef Joelma Celestrini. Foto: Rita Davis.

Tags:

Anúncio

Veja também

Ailana Vilela_capa

Antes do retorno, Samarco implanta o “Força Local”

azul-conecta-voo

Voos diretos para Guarapari

Anúncio
negros

Novembro Negro: conheça algumas expressões racistas e seus significados

socorro quero bolo (1)

Venda de bolos liberta mulher da depressão

Fábio Novaes Sicoob

O que é e o que muda com Pix

galeto_assado

Galeto Assado com Ervas e Limão Siciliano