Anúncio
Sou-Header_Site_BonApetit

Bom apetite

Ceviche

Publicado em 13 de fevereiro de 2021 às 09:00
Atualizado em 13 de fevereiro de 2021 às 09:01
Anúncio

por Chef Soraia Marracini

Sobre o prato

Se você perguntar a qualquer peruano qual é o prato típico do país, o mais provável é que ele responda que é o ceviche. Como o Peru e os habitantes de lá, essa preparação de peixe macerado e picante tem uma história longa e pitoresca. Existe a teoria de que os povos pré-incas maceravam o peixe com uma fruta chamada “tumbo”. Os incas o comiam macerado em “chicha”; os espanhóis atribuíram o costume mediterrâneo de adicionar limão e cebola.  

Os elementos básicos para um bom ceviche são: frescor e simplicidade. Utilize um peixe branco de carne firme que não se desintegre com o suco de limão. O sabor tão especial do limão peruano, pela acidez, é difícil de ser substituído. O parente mais próximo, o “key lime”(limão tahiti) é a melhor opção. 

O mais importante é servi-lo e comê-lo imediatamente, pois o limão continuará cozinhando o peixe se demorar. Sirva gelado. Os peruanos chamam o molho picante, formado com os sucos da maceração, de “leche de tigre”. Como os nossos peixes tem menos gordura, temos que fazer o nosso próprio molho. Os acompanhamentos tradicionais para o ceviche são a batata doce e o milho. Eu digo com frequência que é uma das coisas que mais amo comer na vida. Costumo fazer com badejo que é um peixe de sabor muito suave e a carne bem branquinha. Fica sensacional.  

Sobre o badejo

O badejo é um peixe típico de costões rochosos e recifes de corais, distribuído pelo norte, nordeste, sudeste e sul do Brasil. É um peixe de escama com manchas pelo corpo. Em geral, vivem sozinhos ou em pequenos grupos. O badejo possui pouco teor de gordura e muita proteína, excelente para o ganho de massa muscular. É rico em ômega 3, que diminui o risco de doenças cardiovasculares e AVCs; também rico em vitaminas A, E e D. É muito utilizado em nossas moquecas e em diversos pratos da nossa gastronomia. 

Ingredientes 

Para o leche de tigre 

  • 50ml água 
  • 50g filé de badejo 
  • 100ml suco de limão 
  • 20g talo de salsão 
  • 1 dente de alho 
  • 10g gengibre 
  • Coentro 
  • 30g cebola roxa 
  • 5g dedo de moça 
  • Sal 

Bata no liquidificador a água, o peixe, o limão, o salsão, o alho, o gengibre e a cebola. Bata bem, tempere com sal, coe e volte para o liquidificador com a pimenta e o coentro e bata rápido para que eles não soltem a cor. Leve para gelar. 

Para o ceviche 

  • 360g filé de badejo fresco  
  • 100g cebola roxa cortada em julienne (tirinhas) bem fina  
  • Folhas de coentro 
  • 200ml suco de limão 
  • 100g dedo de moça em brunoise (cubinhos bem pequenos)
  • Sal 

Coloque a cebola dentro de uma vasilha com água gelada e deixe na geladeira por uns 10 minutos para tirar a acidez. Pique o peixe em cubinhos médios, misture com a cebola, a pimenta e tempere com sal. Acrescente o coentro picado. Junte o limão, prove o tempero e vá adicionando o leche de tigre aos poucos e corrigindo o tempero. As vezes nem precisa de todo o leche. Sirva gelado em taças ou prato fundo. 

Anúncio

Veja também

man-and-woman-working-out-together-at-the-gym

Hipertrofia: ganho de peso saudável também requer determinação e paciência

Bacalhau-Brisamare-Risa

Cardápio solidário: restaurante de Guarapari fará doação ao Recanto dos Idosos

Anúncio
HM-Comunicacao

“Somos HM Comunicação”; com duas décadas de atuação, agência apresenta novidades

as-sinais-de-autismo_15864_l

Abril Azul: identificação precoce de sinais é fundamental para sucesso no tratamento do autismo

Black woman take care of her beautiful skin. Young african woman applying moisturizer on her face while standing in front of the mirror. Smiling black natural girl holding little jar of skin lotion in bathroom for beauty treatment routine.

Como está sua rotina de skincare? Especialista dá as dicas

My preparing for active day

Com orientação profissional, suplementação alimentar é aliada do corpo saudável