Anúncio
Sou-Header_Site_BonApetit

Bom apetite

Carne seca com abóbora gratinada

Publicado em 19 de setembro de 2020 às 09:00
Atualizado em 19 de setembro de 2020 às 09:02
Anúncio

por Chef Soraia Marracini

“Jabá com jerimum”, um prato de herança gastronômica paranaense, formado pela influência de três povos : nordestinos, tropeiros e europeus. Uma das teorias é que a carne seca (ou charque ) foi trazida ao Paraná pelos nordestinos que vieram trabalhar nos açougues. Outra conta que a carne seca foi amplamente difundida no estado pelos tropeiros que por lá passavam.

A carne seca é uma das formas de conservação de alimentos mais antiga do mundo.  Os antigos caçadores, pastores e nômades usavam esta técnica para conservar suas caças. Existem evidências arqueológicas de que o homem-de-neandertal secava carne de mamute. No Brasil, a carne seca é também chamada de charque, jabá, carne do Ceará, carne velha, sambamba e outros . São mantas de carne (em geral carne bovina), submetidas a processo de salga, e empilhadas em lugares secos, para a desidratação e melhor conservação.

A abóbora é nativa da América do Sul, é cultivada em todo o mundo por ser muito nutritiva e extremamente saborosa. Aqui no Brasil ela já era cultivada pelos índios desde antes da colonização.  Tudo na abóbora é aproveitado, sua polpa, as folhas, as sementes e até sua casca pode ser utilizada, (farofa com casca de abóbora é deliciosa). Podemos fazer quibebe, refogado, escondidinho, doce de abóbora com coco e, entre outras receitas,  camarão na moranga que ainda vou ensinar aqui na SOU um dia.

Carne Seca com Abóbora Gratinada.

A abóbora é fonte de vitamina C, vitamina E e vitaminas do complexo B. Contém betacaroteno, cálcio, ferro e potássio, além de ser fonte de fibras. Suas sementes e o óleo extraído delas é fonte de zinco, gorduras insaturadas e ferro. Por conter bastante antioxidante, seu consumo está ligado à redução de certos tipos de câncer, doenças cardiovasculares, derrames e doenças nos olhos como a catarata. Contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico e, por conter muitas fibras e ajudar na sensação de saciamento é muito utilizada em dietas para controle de peso.

A junção destas duas iguarias, a carne seca e a abóbora, mais alguns ingredientes são de comer de joelhos.

Carne seca com abóbora gratinada

1 kg carne seca picada em cubinhos ou tirinhas ( deixe de molho coberta em água por 2 horas )

800 g abóbora vermelha cortada em cubos

10g de alho picadinho

150g cebola bem picadinha

250 g tomate em “concassé” (em pele e sem sementes picados em cubinhos)

10 g salsa picadinha

10 g cebolinha picadinha

200g creme de leite

200g catupiry

20g azeite

100 g queijo parmesão ralado

Pimenta do reino à gosto

1 dedo de moça sem sementes picadinha

Preparo

Cozinhe a carne seca em panela de pressão com água  acima da carne por 10 minutos após inicio da pressão, desligue o fogo, e depois que o vapor sair, abra a panela prove o sal para ver se precisa desalgar mais, se precisar, troque a água, cozinhe até ficar macia, mas sem cozinhar demais, (mais ou menos 20 min. ), pois, ela ainda vai ao fogo com os tomates.  À parte cozinhe rapidamente a abóbora, deixando-a “a’l dente” (macia,mas firme).  Assim que a carne seca estiver pronta, escorra.

Numa outra panela coloque o azeite, e refogue a cebola. Junte o alho, refogue um pouco, acrescente os tomates e refogue até virar um molho rústico. Acrescente a carne seca, as ervas, a pimenta do reino e a dedo de moça, as abóboras e cozinhe por 5 minutos. Acrescente o creme de leite e acerte o sal. Coloque num refratário, cubra com catupiry, salpique o parmesão e leve ao forno até dourar.

Rendimento : 4 a 5 porções

Tempo de preparo : de 60 a 80 minutos

Chef Soraia Marracini. Foto: Marcelo Moryan.

Tags:

Anúncio

Veja também

bronze na laje de fita (1)

Bronzeamento na laje antecipa marquinha de biquíni para o verão

luciana nascimento (2)

Como incentivar o gosto pela atividade física às crianças

Anúncio
Outubro Rosa HM

Outubro Rosa: HM e parceiros doam mais de R$ 2 mil à Afecc

ribeiro-e-padua

Os 47 anos da Ribeiro & Pádua

pao-de-queijo-1-1

Pão de queijo

simonetti (4)

Campanha arrecada mechas de cabelo para mulheres com câncer de mama