Anúncio

Sou-Header_Site_BonApetit

Bom apetite

Bom Apetite: Filé Mignon Suíno com Bacon

Publicado em 24 de dezembro de 2022 às 10:13
Atualizado em 27 de dezembro de 2022 às 08:02

O porco

A carne suína é todo tipo de carne obtida a partir do porco doméstico. É uma das carnes mais consumidas no mundo, com evidências de pecuária suína que datam de 5.000 a.C. Ela pode ser consumida de diversas maneiras, como cozida, salgada, defumada e em embutidos diversos.  Do porco vem a carne, o bacon, o presunto, o toucinho, linguiças, entre outros itens. No entanto, o consumo é considerado tabu alimentar para algumas religiões, como o judaísmo, o islamismo e o adventismo, pois a consideram uma carne impura.

O corte

O filé mignon suíno é um corte da carne de porco com a vantagem de ser menos calórico, pois é uma carne bem magra. Tem alto teor de proteínas e tem a vantagem de oferecer menos sódio em relação à carne de frango e a bovina. Possui bastante potássio o que favorece quem tem hipertensão. É também fonte de minerais como cálcio e fósforo, que ajudam a manter a saúde dos ossos e dentes. É fonte de ferro que combate a anemia, e zinco que fortalece o sistema imunológico. Também é fonte de várias vitaminas, dentre elas a B1, aliada do cérebro, e a B3, fundamental para o metabolismo energético. E, ao contrário do que se pensava, cortes suínos mais magros e têm menos colesterol do que os de boi e de frango. O filé mignon suíno é uma carne muito saborosa que pode ser preparada de diversas formas.

Filé mignon suíno com bacon

Para o fundo de carne 500g ossos bovinos 300g aparas de carne bovina 2 colheres (sopa) de azeite 1 xícara (chá) de cebola cortada grosseiramente 1 xícara (chá) de cenoura cortada grosseiramente 1 xícara (chá) de alho-poró cortado grosseiramente (guarde as folhas)1 colher (sopa) de extrato de tomate 1 litro de água Ramos de tomilho Ramos de alecrim Pimenta do reino em grãos Folhas de louro Barbante

Coloque os ossos no forno pré-aquecido a 180°C por 15 ou 20 minutos para dourar. Reserve. Pegue algumas folhas do alho-poró e faça uma “trouxinha” com as ervas, enrole bem e amarre com o barbante. Reserve.
Em uma panela coloque o azeite e doure as aparas de carne, junte os legumes e a água. Pegue o refratário e coloque no fogo, diretamente sobre a chama. Acrescente o extrato de tomate e mexa bem para deglaçar. Pingue um pouco de água para soltar bem a borra que se formou no fundo e coloque isso tudo na panela. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 1 hora, ajuste o tempero e acrescente o amarrado de ervas e cozinhe por mais 30 minutos. Coe e reserve.

1 kg mignon suíno
200g bacon fatiado
2 maços de espinafre fervidos, escorridos e picadinhos
250g ricota
2 a 3 colheres (sopa) de creme de leite
40g alho picadinho
200ml vinho tinto seco
500ml fundo de carne
Trigo para polvilhar
Sal
Azeite
1 colher (sobremesa) alecrim bem picadinho
Sal e pimenta do reino

Modo de preparo:

Misture a ricota com o espinafre e o creme de leite fazendo uma pasta. Tempere com pouco sal. Abra o filé como uma manta e tempere dos dois lados com sal, pimenta, alho e alecrim. Espalhe a pasta de ricota sobre a manta, cubra com as fatias de bacon e enrole como um rocambole. Amarre com o barbante e passe no trigo. Em uma panela, coloque o azeite e doure a carne de todos os lados e junte o vinho e deixe evaporar bem, acrescente o fundo de carne aos poucos, e deixe cozinhar em fogo baixo até estar macio. Cerca de 30 minutos. Vá colocando mais fundo de carne se necessário. Retire a carne e deixe o molho engrossar um pouco. Fatie a carne numa travessa e sirva com esse molho por cima.

Chef Soraia Marracini, Restaurante Casa Marracini

Casa Marracini

Telefone: (27) 3261-1616

Instagram: @casa_marracini

Facebook: /CasaMarracini

Veja também

foto-1-1

Sob nova direção, Cheirin Bão é o sabor mineiro na cidade

20240412_163652-1

Roupas como novas com os serviços da LavExpress

20240419_164559338_iOS

Desvendando o futuro da Odontologia: o poder da digitalização

IMG_0795

Está chegando a hora! Faltam três dias para o Baile da Sou

traballhar-em-destaque

Enxergar e se reconhecer: Óticas Sara chegam com estilo e qualidade a Guarapari

USAR-ESTA-FOTO

A nutri te ensina: Mamãe em forma – é possível recuperar a boa forma após o parto?