Anúncio

Sou-Header_Site_BonApetit

Bom apetite

Bom Apetite: Feijão Tropeiro

Publicado em 25 de março de 2023 às 10:30
Atualizado em 25 de março de 2023 às 10:30

O feijão comum está entre os alimentos mais antigos do mundo. Seus registros estão diretamente associados à história da humanidade. No antigo Egito e Grécia, os feijões eram cultivados e cultuados como símbolo da vida. Os antigos romanos, além de servi-los em festas gastronômicas, usavam como forma de pagamento em apostas. É muito utilizado na culinária francesa, principalmente em sopas e saladas.

No Brasil o consumo de feijão é quase uma unanimidade. De muitas variedades: vermelho, preto, carioca, fradinho, manteiga e muitos outros. Com sua cor vermelha marcante, o feijão vermelho pode ser usado em uma grande variedade de pratos como, saladas, sopas, ensopados, farofas etc.

Repleto de proteínas que são fundamentais para saúde do nosso corpo, pois participam de várias funções vitais. Contém flavonoides, que combatem os radicais livres; fibras solúveis, que auxiliam na saúde do coração; vitamina B9, que protege as artérias; magnésio; potássio; e; entre outros, folato, cuja deficiência foi ligada ao risco aumentado de doenças cardíacas, complicações coronárias e infarto.

O feijão tropeiro tem origem na culinária tropeira, ligada principalmente pelos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Na verdade, é ligada a um movimento em que os homens iam de um lugar para outro levando mulas, cavalos e mercadorias. Levavam consigo, principalmente, feijão, carne seca, torresmo e farinha de mandioca.

Eu, como boa mineira que sou, adoro!

Ingredientes da nossa receita:
300g feijão vermelho (deixe de molho por 2 horas. Isso, além de diminuir o tempo de cozimento, vai tirar o excesso de gases)
150g farinha de mandioca
150g linguiça calabresa defumada fina em fatias
100g bacon em cubos pequenos
50g alho picadinho
60g cebola picadinha
4 ovos
4 unidades de couve fatiada fininha
3 bananas da terra cortada em fatias diagonais
200g toucinho picado em tiras ( preferência barriguinha)
3 folhas de louro
Óleo, sal e pimenta do reino

Preparo
Salgue o toucinho e leve ao congelador por cerca de 30 minutos. Em seguida, coloque óleo em uma panela, aqueça e frite-o até dourar e ficar crocante. Coloque em papel toalha e reserve. Nesse mesmo óleo, frite a banana da terra, e depois coloque-as para escorrer. Reserve um pouco do óleo. Frite os ovos em uma colher (sobremesa rasa) desse óleo mexendo como ovos mexidos e reserve.

Coloque o feijão em uma panela de pressão com água e as folhas de louro e assim que pegar pressão marque 10 minutos.  Tire a pressão, misture e veja o ponto. Ele precisa estar cozido, porém al dente. Caso necessário, cozinhe mais um pouco. Retire da panela, coe e reserve um pouco do caldo do cozimento.

Coloque a linguiça em uma panela junto com o bacon e frite por cerca de 3 minutos, acrescente o alho e a cebola, e refogue por 1 minuto, acrescente um pouco do óleo reservado, coloque a farinha e deixe fritar um pouquinho.  Depois coloque o feijão e a couve, e misture.  Caso necessário, acrescente um pouco do caldo do cozimento para ficar úmido. O feijão tropeiro não pode estar seco. Acerte o sal, coloque a banana e os ovos e misture novamente.

Bom apetite!

Chef Soraia Marracini, Restaurante Marracini

Veja também

argeoneherbst_parquepedraazul_domingosmartins_es_40733020655_o

Conheça cinco passeios apaixonantes para fazer no Espírito Santo

WhatsApp-Image-2024-04-19-at-09.33.19

ES Gás investirá R$ 50 milhões na implantação de rede de gás em Guarapari

mulher-lendo

Dia Mundial do Livro: confira 8 obras sobre saúde feminina para melhorar a relação com seu corpo

Moqueca-servida-em-Anchieta_9070

Rota dos Sabores: Espírito Santo tem diversidade gastronômica para todos os gostos

doações RB capa

Escola Rui Barbosa une solidariedade e carinho em forma de doações

Campanha para arrecadar roupas e calçados ganhou traço marcante da escola

meaipe-nova-orla-projeto

Meaípe vai ganhar nova orla e Festival de Frutos do Mar para atrair mais turistas