Anúncio

Sou-Header_Site_BonApetit

Bom apetite

Bom Apetite: Baião de dois

Publicado em 16 de março de 2024 às 09:45
Atualizado em 16 de março de 2024 às 09:45

O nome Baião deriva de uma dança, um ritmo que foi muito difundido por Luiz Gonzaga, conhecido como o rei do baião. Baião de dois é um prato típico do Nordeste. Consiste em um prato completo, ou seja, não precisa de complemento. É feito com arroz e feijão verde.
Sua história remete aos tempos das grandes dificuldades do povo nordestino com a seca, quando a comida era escassa e nada poderia estragar ou ser desperdiçado. Dessa forma, o povo unia as sobras da cozinha, arroz e feijão com o pouco que tinham de paio e o queijo coalho. Com o passar do tempo, as receitas foram sendo adaptadas de acordo com o que cada estado tinha de fartura.

Feijão verde


O feijão verde tem como centro de origem a Índia e é muito consumido pela população asiática, onde se concentra a maior produção desse produto. O feijão verde provém da vagem do feijão seco, colhido antes do desenvolvimento das sementes. Seus grãos têm baixa caloria e gorduras, e fornecem uma grande quantidade de proteínas. É rico em vitaminas K, K1 e K2, além das vitaminas A, B6 e C. É um poderoso antioxidante lipossolúvel que previne o colesterol. Com poucas calorias, muita água e fibras, ajuda no emagrecimento. Seu consumo diário ajuda a combater a osteoporose, reduz o risco de diabetes tipo 1, doenças cardiovasculares, hipertensão e também a frequência de enxaqueca. É um prato típico do nosso país e simplesmente delicioso. Alguns estados substituem o paio por carne seca.

Vamos a nossa receita:

Anúncio

Faça um fundo de carne
250g de ossos bovinos serrados
150g de aparas de carne
1 colher de sopa de azeite
1/2 cebola picada grosseiramente
1/2 cenoura picada grosseiramente
1/2 salsão picado grosseiramente
1/2 alho-poró picado grosseiramente
2 colheres de sopa de extrato de tomate

Toste os ossos e as aparas em um tabuleiro no forno, junte os legumes e tostes mais um pouco.  Acrescente o extrato de tomate e, em seguida, uma xícara de água para soltar a borra do fundo. Passe para uma panela e acrescente 2 litros de água. Cozinhe em fogo bem baixo por 1 hora, escumando as impurezas de vez em quando. Coe e reserve.

0,5kg de feijão verde (antes, deixe de molho por 40 minutos)
2 dentes de alho amassado
1 masso de coentro picado
1 cebola ralada
250gramas de queijo coalho cortados em fatias finas
3 paios cortados em rodelas finas
1 colher de sopa de óleo
½ de arroz lavado e escorrido

Modo de Preparo

Cozinhe o feijão na panela de pressão até ficar macio, mas al dente. Em outra panela, aqueça o óleo e doure o paio, a cebola e o alho. Acrescente o coentro e o arroz. Coloque um pouco do fundo de carne até cobrir o arroz, e deixe cozinhar até quase secar totalmente.Acrescente o feijão cozido e mais um pouco do fundo de carne, misture e tempere com sal, tampe a panela e deixe cozinhar.Se necessário, acrescente mais fundo de carne até o arroz ficar cozido e úmido. Misture o queijo coalho picado, tampe a panela para que o vapor derreta o queijo, e sirva quente.Se preferir, salpique um pouco mais de coentro picado.

Chef Soraia Marracini
Restaurante Casa Marracini

Casa Marracini

Telefone: (27) 3261-1616

Instagram: @casa_marracini

Facebook: CasaMarracini

Veja também

20240419_162717245_iOS

Pra te ver sorrir: Redescubra seu sorriso com Prótese Protocolo

A solução fixa para a perda total dos dentes

398268436_7033590039987151_7030942099758835422_n

Drinks e coquetéis que fazem do evento uma verdadeira festa

IMG_4079

14 anos de sucesso com sabor de qualidade

Lanchonete em Santa Mônica se destaca no segmento

Danilo-e-Nina

Loja física agrega facilidade e novas opções às delícias da Nina Fit Food

image

Sicoob Sul Litorâneo celebra 35 anos de fundação do Sicoob ES

composition-with-delicious-brazilian-food-close-up

Bom Apetite: Feijoada