Anúncio
Sou-Header_Site_BonApetit

Bom apetite

Bolo de banana

Publicado em 6 de fevereiro de 2021 às 09:00
Atualizado em 6 de fevereiro de 2021 às 09:02
Anúncio

por Chef Soraia Marracini

Sobre a banana  

Embora seja extremamente popular em nosso país, essa fruta tem origem na Ásia, onde é cultivada há mais de quatro mil anos. Foi trazida para o Brasil pelos portugueses e, hoje, é cultivada em regiões tropicais e exportadas para todo o mundo. Os principais importadores são os Estados Unidos e Europa, e o Brasil está entre os maiores produtores e consumidores mundiais. As variedades mais conhecidas aqui são: nanica, prata, maçã, da terra e ouro.

Vitaminas A, B e C são alguns dos nutrientes presentes na banana. É ótima fonte de energia, pois contém açucares naturais (sacarose, frutose e glicose) fornecendo 90 calorias a cada 100 gramas. Por ter alta quantidade de potássio, é ótima para baixar o nível da  pressão sanguínea e ajuda no fortalecimento dos ossos pela presença do cálcio e do magnésio. Também é rica em ferro, que ajuda a prevenir a anemia e auxilia no combate ao estresse e a depressão, além de melhorar a visão graças ao betacaroteno e a vitamina A. É ótima para manutenção do peso, pois é rica em fibras que além de auxiliar na digestão, traz sensação de saciedade. 

Tudo se aproveita na banana, até a casca pode ser utilizada em preparações. Inclusive, com a banana verde fazemos a biomassa que faz maravilhas para nossa saúde. Podemos usar as banana em doces, biscoitos, bolos, vitaminas, cozidos, farofa e tantas outras preparações maravilhosas, como a nossa deliciosa moqueca. Aqui, vou passar para vocês uma receita de avó que, em minha opinião, é o melhor bolo de banana do mundo! 

Ingredientes 

Para o caramelo 

  •  350g de açúcar refinado 
  •  50ml água 
  •  8 bananas nanicas cortadas em fatias no sentido do comprimento (faça 2 ou 3 fatias com cada banana). 
  •  canela em pó a gosto 
  •  manteiga para untar  
  •  papel alumínio

Para o bolo

  •  300g açúcar refinado 
  •  100g de manteiga ou margarina 
  •  4 ovos 
  •  50ml suco de laranja 
  •  50ml leite 
  •  400g trigo 
  •  14g de fermento químico 

Tempo de preparo: 60 minutos 

Rendimento: 10 a 12 porções 

Unte uma forma redonda levemente e cubra com papel alumínio.

Calda: Coloque o açúcar numa panela e leve ao fogo até caramelizar, acrescente a água e mexa para derreter. Muito cuidado para o caramelo não passar do ponto, ele queima com facilidade.

Coloque a calda sobre o papel alumínio espalhando bem por toda a forma. Em cima desta calda vá acomodando as fatias de banana até cobrir toda a forma, e salpique canela e reserve. 

Massa: Bata o açúcar com a manteiga e dois ovos até formar uma massa bem lisa. Acrescente o suco de laranja e mais dois ovos e bata bem. Junte o leite e o trigo já misturado ao fermento e peneirado. Bata a massa até ficar bem  homogênea. Coloque essa massa delicadamente sobre as bananas, leve ao forno pré-aquecido a 180°C e asse até furar com um palito e sair limpo. Mais ou menos 35 minutos.

O perfume que vai se espalhar por sua cozinha é inebriante. Deixe esfriar e desenforme.  Pode servir puro, com creme de confeiteiro ou sorvete de creme. De qualquer maneira, é delicioso!

Anúncio

Veja também

man-and-woman-working-out-together-at-the-gym

Hipertrofia: ganho de peso saudável também requer determinação e paciência

Bacalhau-Brisamare-Risa

Cardápio solidário: restaurante de Guarapari fará doação ao Recanto dos Idosos

Anúncio
HM-Comunicacao

“Somos HM Comunicação”; com duas décadas de atuação, agência apresenta novidades

as-sinais-de-autismo_15864_l

Abril Azul: identificação precoce de sinais é fundamental para sucesso no tratamento do autismo

Black woman take care of her beautiful skin. Young african woman applying moisturizer on her face while standing in front of the mirror. Smiling black natural girl holding little jar of skin lotion in bathroom for beauty treatment routine.

Como está sua rotina de skincare? Especialista dá as dicas

My preparing for active day

Com orientação profissional, suplementação alimentar é aliada do corpo saudável