Anúncio

Sou-Header_Site_BonApetit

Bom apetite

Bolo de banana

Publicado em 6 de fevereiro de 2021 às 09:00
Atualizado em 6 de fevereiro de 2021 às 09:02

por Chef Soraia Marracini

Sobre a banana  

Embora seja extremamente popular em nosso país, essa fruta tem origem na Ásia, onde é cultivada há mais de quatro mil anos. Foi trazida para o Brasil pelos portugueses e, hoje, é cultivada em regiões tropicais e exportadas para todo o mundo. Os principais importadores são os Estados Unidos e Europa, e o Brasil está entre os maiores produtores e consumidores mundiais. As variedades mais conhecidas aqui são: nanica, prata, maçã, da terra e ouro.

Vitaminas A, B e C são alguns dos nutrientes presentes na banana. É ótima fonte de energia, pois contém açucares naturais (sacarose, frutose e glicose) fornecendo 90 calorias a cada 100 gramas. Por ter alta quantidade de potássio, é ótima para baixar o nível da  pressão sanguínea e ajuda no fortalecimento dos ossos pela presença do cálcio e do magnésio. Também é rica em ferro, que ajuda a prevenir a anemia e auxilia no combate ao estresse e a depressão, além de melhorar a visão graças ao betacaroteno e a vitamina A. É ótima para manutenção do peso, pois é rica em fibras que além de auxiliar na digestão, traz sensação de saciedade. 

Tudo se aproveita na banana, até a casca pode ser utilizada em preparações. Inclusive, com a banana verde fazemos a biomassa que faz maravilhas para nossa saúde. Podemos usar as banana em doces, biscoitos, bolos, vitaminas, cozidos, farofa e tantas outras preparações maravilhosas, como a nossa deliciosa moqueca. Aqui, vou passar para vocês uma receita de avó que, em minha opinião, é o melhor bolo de banana do mundo! 

Ingredientes 

Para o caramelo 

  •  350g de açúcar refinado 
  •  50ml água 
  •  8 bananas nanicas cortadas em fatias no sentido do comprimento (faça 2 ou 3 fatias com cada banana). 
  •  canela em pó a gosto 
  •  manteiga para untar  
  •  papel alumínio

Para o bolo

  •  300g açúcar refinado 
  •  100g de manteiga ou margarina 
  •  4 ovos 
  •  50ml suco de laranja 
  •  50ml leite 
  •  400g trigo 
  •  14g de fermento químico 

Tempo de preparo: 60 minutos 

Rendimento: 10 a 12 porções 

Unte uma forma redonda levemente e cubra com papel alumínio.

Calda: Coloque o açúcar numa panela e leve ao fogo até caramelizar, acrescente a água e mexa para derreter. Muito cuidado para o caramelo não passar do ponto, ele queima com facilidade.

Coloque a calda sobre o papel alumínio espalhando bem por toda a forma. Em cima desta calda vá acomodando as fatias de banana até cobrir toda a forma, e salpique canela e reserve. 

Massa: Bata o açúcar com a manteiga e dois ovos até formar uma massa bem lisa. Acrescente o suco de laranja e mais dois ovos e bata bem. Junte o leite e o trigo já misturado ao fermento e peneirado. Bata a massa até ficar bem  homogênea. Coloque essa massa delicadamente sobre as bananas, leve ao forno pré-aquecido a 180°C e asse até furar com um palito e sair limpo. Mais ou menos 35 minutos.

O perfume que vai se espalhar por sua cozinha é inebriante. Deixe esfriar e desenforme.  Pode servir puro, com creme de confeiteiro ou sorvete de creme. De qualquer maneira, é delicioso!

Veja também

WhatsApp-Image-2024-05-14-at-11.38.11

Marcado para julho, “Eita, sô” está com ingressos à venda em Guarapari

Segunda edição do arraiá beneficente acontece no dia 7 do próximo mês

Festa Junina RB 2024 (1)

Integração família e escola marca tradicional Festa Junina da Escola Rui Barbosa

Centro-de-Eventos-Morangao

Domingos Martins se prepara para mais uma Festa do Morango; confira a programação

baile_sou_2024 (549)

Baile da Sou – galeria de fotos

baile_sou_2024 (289)

Noite consagra evento da Sou e marca momento de confraternização

czechoslovakian wolf dogteeths  in front of white background

Tártaro ou tartarectomia?