Anúncio
Sou-Header_Site_Mexa-se

Mexa-se

Benefícios do Pilates nas dores da coluna

Publicado em 15 de setembro de 2020 às 15:38
Atualizado em 15 de setembro de 2020 às 15:55
Anúncio

por Ana Paula Barros e Moisés Casado

Ai que dor nas costas… 

Comece a relaxar os ombros antes de ler esta reportagem. Caso esteja lendo isso por meio do seu aparelho celular, mantenha sua coluna e cabeça ereta. Se não for pedir demais, tem como manter os antebraços e as mãos em linha reta sobre a mesa? Obrigado. É importante que você se mantenha assim até o final dessa leitura se não quiser fazer parte das  27 milhões de pessoas de 18 anos ou mais de idade que têm um problema crônico de coluna. O número corresponde a 18,5% da população brasileira.  

Você não vai desenvolver isso da noite pro dia, de uma leitura para outra, mas se você não tiver cuidado e não policiar sua postura, mais tarde você pode entrar nas estatísticas acima, fruto da Pesquisa Nacional de Saúde Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),  divulgada em 2013, como parte da Pesquisa Nacional de Saúde. 

Agora, se você já faz parte desse número temos um tratamento que pode ajudar muito a melhorar ou fazer que tenha uma qualidade de vida melhor:

O Pilates… 

O que é o Pilates? 

É uma atividade na qual o paciente consegue melhorar a estabilidade, mobilidade, flexibilidade, força, equilíbrio corporal, tendo uma preocupação com a postura durante a pratica do mesmo.    

O pilates é um método procurado por jovens, adultos e idosos. Foto: Arquivo pessoal.

As patologias na coluna são o que mais levam os pacientes a procurar o Pilates. Muitos problemas nessa área podem surgir com o decorrer da idade, mas hoje o Pilates não é mais visto como uma prática somente para idoso; muitos jovens procuram o tratamento por dores  na coluna, o que gera alta demanda nessa alternativa para amenizar as dores. 

As principais enfermidades em que há benefícios do Pilates para a coluna são: Hérnia de Disco, Escoliose, Hipercifose, Lombalgia, Cervicalgia, Ciática e Cifose.  

Na prática do Pilates  a Consciência da postura do indivíduo,  o alinhamento correto da coluna, a respiração fazem a diferença  durante a execução dos exercícios. 

O Pilates é um dos tratamentos mais utilizado para incômodos na coluna. Isso é fato. Mas, quais são realmente os benefícios para a coluna que o Pilates pode trazer?  

1. Os músculos do core e a coluna Forte; 

O pilates trabalha a região do core, que fica na região do abdômen e compreende os músculos abdominais reto e transverso, os músculos da parte inferior e da parte exterior do meio das costas, os músculos oblíquos e até os músculos da parte superior da coxa. Esses músculos se tornam mais fortes e auxiliam a compensar a carga da coluna, e a mantém  saudável.  

2. Alinhamento da coluna; 

Outro benefício do pilates para coluna refere-se ao seu alinhamento, porque o método também dá importância ao chamado alinhamento neutro da coluna. Significa que  foca na manutenção do alinhamento anatomicamente correto da coluna,por parte do praticante da modalidade. 

Além disso, o pilates trabalha no fortalecimento dos músculos para apoiar esse alinhamento.  

3. Diminuição das chances de lesões 

Acabamos de ver que o pilates pode auxiliar em relação ao fortalecimento do core e ao alinhamento da coluna, Pois bem, quando o core está forte e o alinhamento da coluna está correto, as chances de desenvolvimento de uma lesão por disfunção ou restrição da articulação são mais baixas.  

Então a  técnica é reconhecida para a prevenção de problemas na coluna  

4. Prevenção de dores na coluna; 

Os movimentos do pilates aumentam a flexibilidade e melhoram a postura, prevenindo algumas dores comuns na região da coluna. 

5. Postura 

O pilates pode auxiliar em relação aos problemas de postura dos praticantes da modalidade, tornando  mais consciente da postura e do corpo, pois o pilates ajuda a resolver esses problemas através do fortalecimento.  

Concluímos que o Pilates é super indicado para o tratamento das dores e lesões da Coluna, procure um Fisioterapeuta especialista no Pilates, ele irá fazer uma avaliação para identificar suas necessidades ao praticar o método. O Fisioterapeuta irá usar de sua experiência para junto com o Pilates, se necessário, usar de outros métodos para alcançar resultados positivos no tratamento das dores na coluna vertebral. 

Moisés e Ana Paula atuam há 8 anos em Guarapari. Foto: Arquivo pessoal.

Sobre Ana Paula e Moisés

Ana Paula Barros se formou no Rio de Janeiro, pela UNISUAM em 2002. É pós-graduada em Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia Dermato Funcional, Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia.

Moisés Casado se formou na UniverCidade do Rio de Janeiro em 2007. É pós-graduado em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia, e cursa pós-graduação em Osteopatia.


Os profissionais atendem na Clínica Fisio Esthetic, localizada na Rua Marcílio Dias 313, Muquiçaba, desde 2008

Informações de contato

Telefone: 27 98113-0365

Instagram: @clinica_fisio_esthetic

Tags:

Anúncio

Veja também

JPEG-cachorro-gato-feira-de-animais-jaragua-do-sul-super-abril

Queda de pelos em pets é sazonal, mas pode ser amenizada

Animais com pelagem curta estão mais propensos a sofrerem com a queda de pelos

capa freire vieira

Um novo conceito de clínica médica e odontológica

Anúncio
bronze na laje de fita (1)

Bronzeamento na laje antecipa marquinha de biquíni para o verão

luciana nascimento (2)

Como incentivar o gosto pela atividade física às crianças

Outubro Rosa HM

Outubro Rosa: HM e parceiros doam mais de R$ 2 mil à Afecc

ribeiro-e-padua

Os 47 anos da Ribeiro & Pádua