Anúncio
Sou-Header_Site_Mexa-se

Mexa-se

Benefícios do Pilates nas dores da coluna

Publicado em 15 de setembro de 2020 às 15:38
Atualizado em 15 de setembro de 2020 às 15:55
Anúncio

por Ana Paula Barros e Moisés Casado

Ai que dor nas costas… 

Comece a relaxar os ombros antes de ler esta reportagem. Caso esteja lendo isso por meio do seu aparelho celular, mantenha sua coluna e cabeça ereta. Se não for pedir demais, tem como manter os antebraços e as mãos em linha reta sobre a mesa? Obrigado. É importante que você se mantenha assim até o final dessa leitura se não quiser fazer parte das  27 milhões de pessoas de 18 anos ou mais de idade que têm um problema crônico de coluna. O número corresponde a 18,5% da população brasileira.  

Você não vai desenvolver isso da noite pro dia, de uma leitura para outra, mas se você não tiver cuidado e não policiar sua postura, mais tarde você pode entrar nas estatísticas acima, fruto da Pesquisa Nacional de Saúde Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),  divulgada em 2013, como parte da Pesquisa Nacional de Saúde. 

Agora, se você já faz parte desse número temos um tratamento que pode ajudar muito a melhorar ou fazer que tenha uma qualidade de vida melhor:

O Pilates… 

O que é o Pilates? 

É uma atividade na qual o paciente consegue melhorar a estabilidade, mobilidade, flexibilidade, força, equilíbrio corporal, tendo uma preocupação com a postura durante a pratica do mesmo.    

O pilates é um método procurado por jovens, adultos e idosos. Foto: Arquivo pessoal.

As patologias na coluna são o que mais levam os pacientes a procurar o Pilates. Muitos problemas nessa área podem surgir com o decorrer da idade, mas hoje o Pilates não é mais visto como uma prática somente para idoso; muitos jovens procuram o tratamento por dores  na coluna, o que gera alta demanda nessa alternativa para amenizar as dores. 

As principais enfermidades em que há benefícios do Pilates para a coluna são: Hérnia de Disco, Escoliose, Hipercifose, Lombalgia, Cervicalgia, Ciática e Cifose.  

Na prática do Pilates  a Consciência da postura do indivíduo,  o alinhamento correto da coluna, a respiração fazem a diferença  durante a execução dos exercícios. 

O Pilates é um dos tratamentos mais utilizado para incômodos na coluna. Isso é fato. Mas, quais são realmente os benefícios para a coluna que o Pilates pode trazer?  

1. Os músculos do core e a coluna Forte; 

O pilates trabalha a região do core, que fica na região do abdômen e compreende os músculos abdominais reto e transverso, os músculos da parte inferior e da parte exterior do meio das costas, os músculos oblíquos e até os músculos da parte superior da coxa. Esses músculos se tornam mais fortes e auxiliam a compensar a carga da coluna, e a mantém  saudável.  

2. Alinhamento da coluna; 

Outro benefício do pilates para coluna refere-se ao seu alinhamento, porque o método também dá importância ao chamado alinhamento neutro da coluna. Significa que  foca na manutenção do alinhamento anatomicamente correto da coluna,por parte do praticante da modalidade. 

Além disso, o pilates trabalha no fortalecimento dos músculos para apoiar esse alinhamento.  

3. Diminuição das chances de lesões 

Acabamos de ver que o pilates pode auxiliar em relação ao fortalecimento do core e ao alinhamento da coluna, Pois bem, quando o core está forte e o alinhamento da coluna está correto, as chances de desenvolvimento de uma lesão por disfunção ou restrição da articulação são mais baixas.  

Então a  técnica é reconhecida para a prevenção de problemas na coluna  

4. Prevenção de dores na coluna; 

Os movimentos do pilates aumentam a flexibilidade e melhoram a postura, prevenindo algumas dores comuns na região da coluna. 

5. Postura 

O pilates pode auxiliar em relação aos problemas de postura dos praticantes da modalidade, tornando  mais consciente da postura e do corpo, pois o pilates ajuda a resolver esses problemas através do fortalecimento.  

Concluímos que o Pilates é super indicado para o tratamento das dores e lesões da Coluna, procure um Fisioterapeuta especialista no Pilates, ele irá fazer uma avaliação para identificar suas necessidades ao praticar o método. O Fisioterapeuta irá usar de sua experiência para junto com o Pilates, se necessário, usar de outros métodos para alcançar resultados positivos no tratamento das dores na coluna vertebral. 

Moisés e Ana Paula atuam há 8 anos em Guarapari. Foto: Arquivo pessoal.

Sobre Ana Paula e Moisés

Ana Paula Barros se formou no Rio de Janeiro, pela UNISUAM em 2002. É pós-graduada em Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia Dermato Funcional, Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia.

Moisés Casado se formou na UniverCidade do Rio de Janeiro em 2007. É pós-graduado em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia, e cursa pós-graduação em Osteopatia.


Os profissionais atendem na Clínica Fisio Esthetic, localizada na Rua Marcílio Dias 313, Muquiçaba, desde 2008

Informações de contato

Telefone: 27 98113-0365

Instagram: @clinica_fisio_esthetic

Tags:

Anúncio

Veja também

Costela-com-barbecue

Costela suína ao molho barbecue

Korpus-2020 filme

Filme descortina Guarapari e celebra 30 anos de escola de dança

Anúncio
Portrait beautiful young asian woman happy smile with floating breakfast in tray on swimming pool

Cinco doenças comuns no verão que você pode evitar

Com cuidados básicos é possível se prevenir contra doenças como intoxicação alimentar, conjuntivite, otite, micose e dengue

marcos-massoterapeuta

Duas mãos pelo seu bem-estar geral

Sabores-Espaco-Buffet-5

Sabores e estrutura alinhados

Montagem - Toninha - Helaine - Adriana (capa)

Máscaras faciais: proteção e ferramenta para superar a crise