Anúncio

Atividade física + boa alimentação = qualidade de vida

por Carolina Brasil

Publicado em 30 de março de 2022 às 10:06 / Atualizado em 30 de março de 2022 às 10:06

Já está provado que essa equação funciona e está também matematicamente correta quando o assunto é saúde. Qualidade de vida é o que todo mundo quer e essa conquista passa especialmente com os cuidados que se tem com o corpo através da atividade física e de uma dieta equilibrada. 

Contudo, em um cotidiano cheio de tarefas e cada vez mais acelerado, manter uma rotina de boas práticas não é tarefa simples. As facilidades chegam em embalagens industrializadas e o compromisso de movimentar o corpo muitas vezes é adiado. 

Equilíbrio, disciplina e constância são características defendidas pelas especialistas ouvidas pela SOU e ajudam a manter o foco, considerando que esses dois fatores – alimentação e exercício – são fundamentais para a melhora e a manutenção da saúde. 

Para a nutricionista Beatriz Keller é preciso planejar e priorizar o consumo de alimentos saudáveis seguindo três regras básicas: consumir variedade, com qualidade e moderação. “Tudo isso é possível com disciplina e consciência do que é realmente necessário para o organismo. Às vezes fica difícil conciliar trabalho, família, estudo etc e a alimentação saudável acaba ficando em segundo plano”, explica a profissional destacando que consumir os alimentos certos e de maneira adequada é um pré-requisito para manter a saúde em dia e que essas condutas devem ser vistas como prioridade.

“É preciso planejar e priorizar o consumo de alimentos saudáveis seguindo três regras básicas: consumir variedade, com qualidade e moderação”

“As células do sistema imune, assim como todas do nosso corpo, precisam de nutrientes provenientes da alimentação. A nutrição é como uma balança muito bem equilibrada com o resto do corpo e perturbações no equilíbrio podem ser cobradas do sistema imune. Uma alimentação equilibrada, que supra as necessidades de micronutrientes de acordo com cada fase da vida é fundamental para o funcionamento correto do sistema imunológico e de todas as funções do nosso corpo”, completou Beatriz. 

Além de uma alimentação equilibrada, a prática de atividade física é outro pilar da saúde. De acordo com a personal trainer Mariana Garcia ela vai muito além de manter uma vida ativa, pois melhora a autoestima e o condicionamento físico, reduz o estresse e aumenta o bom humor, além de diminuir as dores nas articulações e o risco de doenças cardiovasculares. “Se existisse uma pílula mágica para a saúde, ela se chamaria atividade física, mas como não é possível encapsular, deve ser buscada diariamente e ser feita com regularidade”, ressalta.  

“Se existisse uma pílula mágica para a saúde, ela se chamaria atividade física, mas como não é possível encapsular, deve ser buscada diariamente e ser feita com regularidade”

Mariana recomenda a atividade física em qualquer condição, mas reforça o alerta para os obesos e sedentários. “A recomendação geral é praticar qualquer exercício físico, ou seja, treinos ao ar livre, como uma caminhada, corrida, bicicleta e funcional. Temos também a dança, natação, luta e musculação. Lembrando que, mesmo não gostando de se exercitar, é necessário procurar alguma atividade que vá fazer com que você movimente o corpo, pois o exercício traz diversos benefícios, como os já citados aqui. Sempre com muito cuidado e, principalmente, sendo conduzido por um profissional da Educação Física, que detém o conhecimento para orientar de forma consciente e duradoura”.

Beatrizz Keller Coelho Nutrição

Nutricionista e gerontóloga (CRN 4-3249)
Clínica Médica Monte Moriá – R. Horácio Santana, n° 124 – Pq. Areia Preta, Guarapari – ES;
(27) 3362.1482 | (27) 3362.1511| (27) 9 9640.0693.

Mariana Garcia – Personal Trainer

Aulas personalizadas e treinamento funcional (CREF – 011089 G/ES)
Telefone: (27) 99808.5257
Instagram: @marigarcia.personal

Veja também

DSC_5545-1

Jornalista lança livro sobre festival de música que marcou Guarapari nos anos 70

WhatsApp-Image-2024-04-10-at-16.31.00

Mamma mia! Cardápio variado é uma das principais atrações da Festa da Imigração Italiana

Evento acontece em Buenos Aires nos dias 13 e 14 de abril

exposicao-secult-tribos

Palácio Anchieta recebe exposição fotográfica ‘Juruti – Festival das Tribos’

xr:d:DAF0c5wR7DY:23,j:8257773838823460586,t:24040514

No cinema, na música ou literatura: Sou indica o que curtir neste fim de semana prolongado

imagem-02-1

Estudo aponta crescimento na altura e no sobrepeso de crianças brasileiras

Ativo 12-80 2

Educação e turismo: o que esperar do novo Radium Hotel

A Sou separou detalhes e fotos do projeto de reforma do prédio histórico