Anúncio

As cores do ano!

Cada uma delas, de janeiro a dezembro, serve de alerta para todos nós

por Carolina Brasil

Publicado em 1 de fevereiro de 2019 às 09:00
Atualizado em 14 de agosto de 2020 às 12:00
Anúncio
Imagens ilustrativas | Reprodução Pixabay

Associar cores aos meses tem sido uma importante ferramenta para conscientizar a população sobre temas importantes de cuidado e de prevenção. Datas como Outubro Rosa e Novembro Azul, por exemplo, já fazem parte da agenda de muitas pessoas e empresas. Campanhas ganham holofotes nos meses de referência e assuntos relevantes vêm à tona para trazer informações e incentivos a todos, em especial aqueles que, por algum motivo – seja ele afetivo ou profissional –, estejam envolvidos com determinada causa. 

Mas, você sabia que de janeiro a dezembro os meses têm cores e temas próprios? Que há ainda meses com mais de um significado e o ano está repleto de iniciativas temáticas? Pois bem! Preparamos um calendário especial para você não perder nenhuma data e deixar os compromissos em dia. Anote aí: 

Mês: Janeiro 

Cor: Branco 

Tema: Saúde mental 

O ano começa com reforços em ações de conscientização sobre a saúde mental, lembrando que se cuidar vai além do corpo. No mundo, estima-se que a depressão atinja mais de 300 milhões de pessoas, quase 6% delas estão no Brasil. Além da depressão, transtornos de ansiedade também estão entre as doenças que acometem a saúde mental do indivíduo. 

Mês: Fevereiro 

Cores: Roxo e Laranja 

Temas: Alzheimer e Leucemia 

Em fevereiro, dois destaques: Roxo para o Alzheimer. A doença que afeta memória e a linguagem não tem cura e se agrava com o tempo. Nesse cenário, a prevenção é o caminho: dieta equilibrada e exercícios para corpo e mente. Com a cor laranja, chama-se a atenção para a Leucemia. Dados indicam que há mais de 12 tipos da doença que não possui fator de risco conhecido. 

Mês: Março 

Cor: Azul escuro e Lilás 

Tema: Câncer do Colorretal e do Colo do útero 

Os tipos mais comuns de câncer, que atingem homens e mulheres, estão representados ao longo dos meses. Esse é o caso de março, azul em alerta pelo Câncer do Colorretal, onde o tumor maligno atinge o intestino grosso e o reto, e lilás em referência ao Câncer do Colo do útero. A doença é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Em 2018, estimou-se 16 mil novos casos no país. 

Mês: Abril 

Cor: Verde e Azul claro 

Tema: Segurança no trabalho e Autismo 

Abril abre espaço para o verde, em conscientização sobre a importância da segurança no trabalho. Dados do Ministério Público do Trabalho registram que o Brasil é o quarto país no ranking mundial em acidentes no ambiente corporativo. O mês é também azul, trazendo à tona o debate sobre o Autismo. Inclusive, o dia 02/04 é marcado pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo.  

Mês: Maio 

Cor: Amarelo 

Tema: Acidentes de trânsito 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 1,25 milhão de pessoas morrem vítimas de acidentes de trânsito em todo mundo. Imprudência e desrespeito às leis de trânsito são as principais razões para esse número. O Maio Amarelo tem como objetivo difundir as ações para um trânsito mais seguro para todos – pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.

Doar sangue salva vidas.

Mês: Junho 

Cor: Vermelho 

Tema: Doação de sangue 

Chegamos ao mês de junho, quando a cor é o vermelho em incentivo à doação de sangue. O sangue é insubstituível e a doação um ato voluntário que salva vidas. Campanhas periódicas tentam manter os estoques dos hemocentros abastecidos incentivando a população para a regularidade desse gesto, independente de datas ou da necessidade de pessoas próximas.  

Mês: Julho 

Cor: Amarelo 

Tema: Hepatites virais e Câncer ósseo 

Em julho uma cor, o amarelo, reúne duas causas e os respectivos alertas a respeito do câncer ósseo e também sobre o diagnóstico das hepatites virais. Milhões de brasileiros são portadores dos vírus B ou C e não sabem o que aumenta o risco de evolução da doença causando danos graves ao fígado, como cirrose e câncer. 

Mês: Agosto 

Cor: Dourado 

Tema: Aleitamento materno 

O Agosto Dourado chama a atenção para a importância do aleitamento materno. Inclusive, entre os dias 01 e 07 do mês, celebra-se a Semana Mundial da Amamentação. O leite materno é um alimento completo rico em anticorpos que dão proteção ao bebê. Por isso, recomenda-se que ele seja amamentado de forma exclusiva até o seis meses e que o leite materno seja oferecido até dois anos ou mais.

Amamentar é bom para mãe e para o bebê.

Mês: Setembro 

Cor: Amarelo 

Tema: Combate ao suicídio 

O amarelo retorna em setembro e alerta para uma importante causa: O combate ao suicídio, considerado pela OMS um grave problema de saúde pública. Informações dão conta de que a cada 45 minutos ocorre um suicídio no Brasil. Especialistas afirmam que 90% dos casos poderiam ser evitados. Para isso, é preciso ter um olhar mais atento ao outro e a busca por ajuda. 

Mês: Outubro 

Cor: Rosa 

Tema: Câncer de mama 

O Outubro é rosa e a causa bem conhecida de todos. O câncer de mama, que depois do de pele, é o tipo que mais acomete as brasileiras. Em 2018, foram estimados quase 60 mil novos casos. A doença pode ser detectada em fase inicial através do autoexame das mamas o que aumenta o percentual de cura com tratamento. Além disso, exames complementares como mamografia devem ser feitos regularmente. 

Mês: Novembro 

Cor: Azul 

Tema: Câncer de próstata 

Em novembro chama-se a atenção para o Câncer de próstata com a cor azul. Esse é o segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens no Brasil com mais de 14 mil mortes por ano, segundo dados do Ministério da Saúde. Uma das formas de se identificar a doença é através do toque retal. Por isso, campanhas tentam ultrapassar o preconceito para que os homens procurem o médico.  

Mês: Dezembro 

Cor: Vermelho e Laranja 

Tema: Prevenção contra AIDS e Câncer de pele 

E o ano termina com o vermelho e o laranja. Dezembro Vermelho destaca a importância de se prevenir com a AIDS, uma doença sexualmente transmissível que também pode ser transmitida pelo uso de seringa ou objetos cortantes contaminados. Já o Dezembro Laranja traz o debate sobre o combate e a prevenção ao câncer de pele, o mais comum no país. 

Anúncio

Veja também

WhatsApp Image 2020-09-21 at 17.12.21

Mergulho subaquático apresenta o universo marinho de Guarapari

Atelier Gourmet capa

Inovar é umas das chaves para vencer

Anúncio
SONY DSC

Carne seca com abóbora gratinada

capa guarapari memória

Grupo recorda passado de Guarapari, no Facebook

guaibura

Enseada Azul: a região das belas praias em Guarapari

catita cachorra cadela

Secreção ocular: atente-se aos sinais do seu cão