Anúncio

Coluna Gestão de empresas competitivas #01

por Revista Sou

Publicado em 31 de dezembro de 2022 às 10:38 / Atualizado em 21 de março de 2023 às 10:43

*por Sebastião Simões

Como nasceu esta Coluna… 

Recentemente, em uma conversa informal – mas, com o propósito de contribuir com o dia-a-dia de empresas, instituições e empresários – a HM convidou o gestor empresarial Sebastião Simões para junto a seus leitores fomentar temas de relevante importância para a implementação e/ou consolidação de um modelo de gestão empresarial mais profissionalizado nos ecossistemas de negócios em que convivemos, colaborando assim, de forma acadêmica e prática, para um ambiente empresarial mais próspero. 

Sebastião Simões 

Ao longo dos últimos 20 anos tive a oportunidade de conviver com empresários e empresas de diferentes segmentos e portes – entre indústria, distribuição, varejo de produtos e varejo de serviços, foram mais de 50 projetos consolidados no ES. E, como costumo afirmar, projetos construídos a “4 mãos”, ou seja, somando as expertises de todos os públicos (Alvos) – É importante destacar que 100% destas empresas eram empresas com modelos de gestão familiar {Método: Tentativa e erro} e que agora possuem profissionais, metodologias e ferramentas alinhadas a um sistema de gestão profissionalizado capaz de gerar – sob a liderança de seus empresários – resultados ainda mais expressivos. 

“Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que 90% das empresas no Brasil possuem perfil familiar. Com isso, elas chegam a representar cerca de 65% do PIB e são responsáveis por empregar 75% dos trabalhadores no país”. 

PwC – Prise Waterhouse Coopers 

“Estudo feito pela gigante mundial PwC com empresas familiares atuando em diversos setores da economia presentes em 35 países constatou que somente 35% das empresas familiares sobrevivem à passagem para a 2ª geração, e apenas 18%, passam para a terceira”. 

IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças 

Particularmente sou admirador de empresas familiares e tenho por empresários e famílias empresárias grande empatia e apreço. Vejo empresários e suas empresas como grandes geradores de valor, produtos, serviços, empregos, renda, tributos e riquezas junto a sociedade. 

E, é exatamente por este cenário, desafios, oportunidades, características, benefícios e propósitos que meus olham brilham. Aqui, é o meu lugar de conforto. 

Agregar Valor… 

Logo após a conversa acima citada – HM e eu – Veio a pergunta: Como contribuir com este cenário? Como ofertar algo de valor? Como contribuir de forma significativa e recorrente com empresários, gestores, clientes e demais públicos de interesse impactados pelas empresas familiares? 

E a resposta foi óbvia: “Bora, fazer o que sei. Trabalhar e agregar valor!” 

Quem me conhece, trabalhou ou trabalha comigo, sabe bem que é assim que penso e atuo no dia a dia das empresas por onde passei e estou: “Construir – a 4 mãos – projetos empresariais que tenham em sua base o planejamento e a gestão estratégica com foco em gerar Comportamento agregador e Resultados acima da média”, onde, as palavras-chaves são: “Agregar valor e conquistar metas relevantes”. 

Planejamento Estratégico – “De sua Empresa versus o Mercado”. 

A você empresário(a) e/ou gestor(a), irei aqui – a cada nova edição da Revista, via esta coluna e o site sebastiaosimoes.com.br – compartilhar temas e materiais que poderão contribuir para que possa refletir, construir, implementar e melhor gerir o Planejamento Estratégico de sua Empresa versus a atual realidade do Mercado onde atua”. 

Acredito que de posse desta ferramenta customizada – Planejamento Estratégico – vc poderá gerar ainda mais valor aos diferentes públicos de interesse de sua empresa, e assim, na sequência, gerar melhores resultados aos seus negócios. 

Iremos, módulo a módulo, juntos nesta jornada, e como tema de largada, falarei da “Identidade Organizacional de sua Empresa”, sua importância, como construí-la, implementá-la e melhor gerenciá-la. 

Acesse o site e receba o material (Módulo 01 de 10): “O Planejamento Estratégico da Empresa Familiar – Uma Jornada para a Prosperidade! – Módulo 01: A Identidade Organizacional da Empresa”. 

“A mente que se abre ao conhecimento não retorna ao seu estado original”. 

Albert Einstein 

Desejo a todos importantes decisões e grandes resultados.  Até a próxima.

Sebastião Simões 

Planejamento e Gestão Estratégica de Empresas 

sebastiaosimoes.com.br 

@slsimoes 

27.99533.2701 

Nota: 

– Esta coluna tem como propósito fomentar temas relevantes para que empresários e gestores possam melhor refletir e atuar em prol da conquista de suas metas. Sabemos que o sucesso na adequada construção, implementação e desenvolvimento dos temos aqui fomentados demandam do alinhamento de “n” fatores internos e externos, bem como, variam de empresa para empresa, assim sendo, sugiro, “estudem, trabalhem e evoluam dentro de seu próprio tempo”. 

Veja também

IMG_0795

Está chegando a hora! Faltam três dias para o Baile da Sou

traballhar-em-destaque

Enxergar e se reconhecer: Óticas Sara chegam com estilo e qualidade a Guarapari

USAR-ESTA-FOTO

A nutri te ensina: Mamãe em forma – é possível recuperar a boa forma após o parto?

d20b55c1-2cef-4766-928f-80d82fef7ea8

Em clima de debutante, Brilho das Noivas apresenta nova coleção

20240410_111048-1

O melhor bolo da cidade! A Minha Avó Fazia ganha espaço físico em Guarapari

usar-esta-destacada

Muquiçaba ganha uma loja completa em produtos de puericultura, enxoval e vestuário para crianças

A puericultura trata do cuidado de crianças nos primeiros anos de vida e engloba produtos que vão desde a amamentação até a higiene, passando por itens de segurança e alimentação, por exemplo