Aromaterapia: o poder dos óleos essenciais

Especialista explica sobre a técnica que tem atraído cada vez mais pessoas*

por Redação Revista Sou

Publicado em 18 de maio de 2021 às 14:45
Atualizado em 18 de maio de 2021 às 14:46
Anúncio
Pessoas de todas as idades e diferentes graus de saúde podem se beneficiar com a aromaterapia. Fotos: divulgação

A aromaterapia é uma técnica que usa as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais para auxiliar o trato com problemas físicos, psicológicos e emocionais. Estudos mostram que há ligações entre o olfato e os sentimentos; ao inalar os aromas, os canais olfativos mandam a mensagem diretamente para o sistema límbico, a parte do sistema nervoso que é responsável pelas emoções.

Dependendo dos óleos utilizados e do método de tratamento, a aromaterapia produz inúmeras sensações. Para a maioria das pessoas o tratamento, além de ser seguro, é prazeroso, agradável e relaxante.

A aromaterapeuta homeopata e psicopedagoga, filiada à Associação Brasileira de Aromaterapia e Aromacologia – Abraroma, Amanda Carvalho Oliveira disse que pessoas de todas as idades e diferentes graus de saúde podem se beneficiar com a aromaterapia. “Ela é reconfortante para bebês e crianças e oferece aos idosos uma sensação de cuidado. Mulheres grávidas e mesmo pacientes graves podem se beneficiar com o tratamento adequado. Desde que orientados por um profissional” explicou.

Amanda Carvalho Oliveira, aromaterapeuta homeopata e psicopedagoga, filiada à Abraroma,

Aromaterapia cuida da pessoa e não da doença. E tem se revelado particularmente benéfica para problemas ligados ao estresse, insônia e depressão, disfunções menstruais e da menopausa, e também ansiedade. “A aromaterapia é uma das mais agradáveis de todas as terapias complementares, é também segura e fácil de usar em casa, desde que usada de forma correta e sob orientação”, completou Amanda.

A especialista ainda ressaltou que a técnica é compatível com a medicina convencional e com a maioria das outras formas de tratamento holístico. “Contudo, se você estiver tomando medicamentos, é conveniente consultar tanto o médico quanto o aromaterapeuta. Alguns óleos essenciais não são incompatíveis com o tratamento homeopático. E o mais importante: não se deve utilizar alguns óleos essências sem conhecimento dos efeitos e contraindicações, é fundamental procurar um aromaterapeuta antes”, concluiu.

*Texto: Alice Mourão

Anúncio

Veja também

eduardo junho vermelho doação de sangue

Junho Vermelho: doar sangue é um ato de amor

Em Guarapari, ações e campanhas visam contribuir com a difícil missão do Hemoes*

soul027-pré-inauguração capa

É hoje! Inauguração da Soul 027 em Guarapari

A nova loja promete conceito diferenciado em moda masculina

Anúncio
testamento-pixabay

Qual a importância de preparar um testamento?

tabagismo

Dia Mundial sem Tabaco; parar tem benefícios quase imediatos

banda-Guarapariense-1

Com raízes em Guarapari, banda Tatto Falconi lança novo álbum direto do Chile

Igreja matriz de Anchieta

Pelo segundo ano, Festa de São José de Anchieta será transmitida on-line

As celebrações acontecem entre os dias 31 de maio e 9 de junho, com limite de público presencial