Anúncio

Anhanguera orienta alunos do ensino médio sobre mercado de trabalho durante Giro de Profissões

por Pedro Henrique Oliveira

Publicado em 3 de novembro de 2023 às 15:51 / Atualizado em 3 de novembro de 2023 às 15:51
Fotos: HM Comunicação

A Faculdade Anhanguera Guarapari reuniu, na manhã de terça-feira (31), alunos de escolas públicas e empresas para a realização do Giro de Profissões. A iniciativa visa apresentar aos potenciais alunos da instituição mais detalhes sobre os cursos oferecidos e orientações para o mercado de trabalho, com palestras, tour nos laboratórios, sorteio de brindes e testes vocacionais.

Giro de Profissões reúne empresas e alunos do ensino médio na Anhanguera Guarapari

“A educação é o que move o mundo, o que altera as realidades, e pensando nisso, fizemos um evento que pudesse dar aos alunos do ensino médio, que estão concluindo e vão passar pelo Enem agora, um saborzinho do que é o ensino superior. Eles vêm para cá, participam das palestras com os coordenadores de cursos, visitam os estandes das profissões, têm insights sobre o que querem fazer, porque muita gente ainda nem sabe o que vai fazer. O propósito é dar essa luz para os alunos e mostrar que a faculdade é para eles”, afirmou o diretor da instituição, Edvar dos Reis.

Além das orientações, o Giro de Profissões buscou oferecer oportunidades de trabalho através parcerias com 20 empresas da região. Foram mais de 300 vagas ofertadas. Segundo Edvar, a ideia é auxiliar os alunos que não têm condições de investir em uma faculdade privada.

Giro de Profissões reúne empresas e alunos do ensino médio na Anhanguera Guarapari
Vanderlea Bigossi e Edvar Reis

“Conseguimos trazer empresas para oferecer empregos para a comunidade. Porque, às vezes, o aluno quer estudar, mas não tem o recurso e quase sempre atrela o trabalho ao estudo. Então pensamos em trazer empresas que pudessem possibilitar que o aluno ou familiar consiga trabalhar para que possam sustentar os estudos”, disse.

De olho no futuro

As alunas do EEEM Guarapari, Lunna Rezende e Mariana Kotrel, viram no evento a oportunidade de se aprofundar ainda mais nos cursos de interesse, além de conhecerem mais sobre a estrutura da instituição.

“Tem muita gente que não sabia o que escolher e viu algumas profissões, e agora tem uma base. Eu quero cursar direito, aproveitei para conhecer as salas, os projetos, achei bem legal”, contou Lunna.

Giro de Profissões reúne empresas e alunos do ensino médio na Anhanguera Guarapari
Mariana Kotrel e Lunna Rezende

Para Mariana, que se interessou no curso de criminologia à distância, avaliou como bastante positiva a experiência. “É importante eles apresentarem os cursos para a gente ter uma base sobre o futuro, e para quem pretende se tornar aluno, é bom para conhecer o espaço.”

A Del Pupo Metalmecânica foi uma das empresas que montou um estande no Giro de Profissões. De acordo com a diretora administrativa, Carolina Del Pupo, a empresa busca mostrar aos futuros profissionais que Guarapari possui oportunidades para quem decidir se graduar.

“Estamos presentes nesse evento para mostrar aos futuros alunos da Anhanguera que o mercado de Guarapari tem empresas que podem acolhe-los depois de eles finalizarem uma graduação”, ressalta ela, que ainda acrescenta que a empresa oferece vagas não só na engenharia e parte operacional, mas também na área administrativa.

Giro de Profissões reúne empresas e alunos do ensino médio na Anhanguera Guarapari
Equipe Del Pupo Metalmecânica

Já a diretora do CNA Guarapari, Soraia Miglioni, levou para o Giro a importância de uma língua estrangeira para o fortalecimento de uma carreira profissional. “Hoje é constatado que a pessoa com domínio do inglês tem diferencial não só no processo seletivo, mas também no salário.”

Veja também

foto-1-1

Sob nova direção, Cheirin Bão é o sabor mineiro na cidade

20240412_163652-1

Roupas como novas com os serviços da LavExpress

20240419_164559338_iOS

Desvendando o futuro da Odontologia: o poder da digitalização

IMG_0795

Está chegando a hora! Faltam três dias para o Baile da Sou

traballhar-em-destaque

Enxergar e se reconhecer: Óticas Sara chegam com estilo e qualidade a Guarapari

USAR-ESTA-FOTO

A nutri te ensina: Mamãe em forma – é possível recuperar a boa forma após o parto?