Anúncio
Sou-Header_Site_Mexa-se

Mexa-se

Alimentação e treino: a dupla que previne doenças

Publicado em 1 de setembro de 2020 às 17:30
Atualizado em 1 de setembro de 2020 às 17:38
Anúncio

por Joel Pinto de Jesus Jr.

Quem hoje em dia não está preocupado com a saúde? A questão é saber quem está disposto a ser saudável. E o que é ser saudável? Uma pessoa saudável é a somatória de uma boa alimentação aliada à prática regular de exercício físico. Vale ressaltar que exercício físico é diferente de atividade física. O exercício físico baseia-se em atividades sistematizadas com sequências de movimentos para alcançar a saúde e também a estética, enquanto atividade física é qualquer movimento que fazemos sem nos preocupar com o número de repetições e o tempo de execução, mas que gera um gasto energético, por exemplo: caminhar, pedalar, ir ao supermercado, dentre outras.


E o que é considerado uma boa alimentação? Muito mais que apenas o famoso frango com batata doce (risos), uma boa alimentação é baseada em uma nutrição composta por elementos essências para abastecer as nossas contrações musculares, construir novos tecidos, preservar massa muscular, otimizar a estrutura esquelética e outras diversas funções. Resumindo: o que muita gente pensa sobre alimentação saudável, está errado. Coma carne, e verduras, castanhas e sementes, algumas frutas, pouco amido e nada de açúcar.

Joel Pinto de Jesus Jr. CREF: 006329/ES.

O exercício físico e a alimentação saudável como aliados podem salvar vidas e transformar pessoas. E não é à toa que muito se fala sobre a importância do exercício físico, pois muitas doenças podem ser evitadas com esta prática regular, como por exemplo: doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC); hipertensão arterial; diabetes; obesidade; doenças mentais; dentre outras.


A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde não apenas como a ausência de doença, mas como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social. Reforço que, com base nesta afirmação, acrescento que a saúde está ligada a como nos alimentamos, exercitamos e descansamos.


Para se ter uma vida saudável é preciso minimamente de um planejamento alimentar; redução do consumo de alimentos inflamatórios, como o açúcar; beber bastante água (considerando o limite mínimo para cada pessoa, treino resistido (com pesos); melhorar a qualidade do sono e o stress. Esse processo requer tempo e comprometimento, não espere ter resultados em poucos dias ou semanas, todas as dietas e treinos que prometem resultados em poucos dias, não são confiáveis.


Mas, vai um conselho, se você começar hoje os resultados aparecerão mais cedo do que se você começar amanhã. Nunca é tarde para iniciarmos uma vida com hábitos saudáveis. Pense nisso!

Sobre Joel Jr.

Joel Pinto de Jesus Jr. é graduado em Educação Física, personal trainer, CrossFit Level 2 Trainer e, atualmente, cursa Nutrição na Universidade Vila Velha.

Informações de contato:

Telefone: 27 99806-9174

Instagram: @joelpjjr

Anúncio

Veja também

man-and-woman-working-out-together-at-the-gym

Hipertrofia: ganho de peso saudável também requer determinação e paciência

Bacalhau-Brisamare-Risa

Cardápio solidário: restaurante de Guarapari fará doação ao Recanto dos Idosos

Anúncio
HM-Comunicacao

“Somos HM Comunicação”; com duas décadas de atuação, agência apresenta novidades

as-sinais-de-autismo_15864_l

Abril Azul: identificação precoce de sinais é fundamental para sucesso no tratamento do autismo

Black woman take care of her beautiful skin. Young african woman applying moisturizer on her face while standing in front of the mirror. Smiling black natural girl holding little jar of skin lotion in bathroom for beauty treatment routine.

Como está sua rotina de skincare? Especialista dá as dicas

My preparing for active day

Com orientação profissional, suplementação alimentar é aliada do corpo saudável