Anúncio

Aliados, protetor solar e vitamina C podem evitar o envelhecimento

por Larissa Castro

Publicado em 3 de novembro de 2020 às 17:04
Atualizado em 3 de novembro de 2020 às 17:14
Anúncio

Ter uma pele com o aspecto saudável e jovial, além de fazer parte da saúde, é uma estética que deve ser praticada ainda na fase jovem da vida. Na região facial, somar o uso da vitamina C ao protetor solar específico para o seu tipo de pele resulta em efeitos antioxidantes, clareadores e estimulantes do colágeno, apresentando pouco ou nada de rugas por mais tempo.

Saber o fator ideal do protetor solar facial e utilizar este item diário somado ao uso de vitamina C ainda na fase adolescente da vida, traz benefícios a longo prazo e uma pele jovem por muito mais tempo. “Para quem quer cuidar da pele sem aquela preocupação de estar usando um ácido com potencial irritativo, a Vitamina C é ideal. Recomendamos a partir da adolescência, desde que o paciente queira já desde cedo começar uma prevenção de envelhecimento”, sugere a médica dermatologista Dr.ª Simone A. Caliman.

O uso da vitamina C e do protetor solar previne o envelhecimento.

Apesar da funcionalidade da vitamina C e da possibilidade de ser utilizada durante o dia ou a noite, ela não cumpre a função do protetor solar. “A vitamina pode potencializar os efeitos benéficos do filtro solar tornando-o mais eficiente no efeito antioxidante (antienvelhecimento). Durante o dia, assim como o protetor solar, é preciso renovar o uso da Vitamina C, pois ela tem potencial oxidativo natural e acaba por ser eliminada com o passar dos minutos e horas”, explica Dr.ª Simone.

Mesmo sendo indicada para uso em qualquer horário, Dr.ª Simone explica que a principal recomendação é durante o dia. “A Vitamina C pode ser usada tanto de dia como a noite, pois não possui efeito fotossensível, ou seja, não reage a luz solar. Entretanto, recomendamos usá-la sob o filtro solar. A Vitamina C, ao oxidar, fica de tom alaranjado ou amarronzado e isto acaba por sujar toalhas e fronhas, especialmente quando são mais concentradas. Por isto, algumas marcas orientam usá-la durante o dia e não a noite”.

Simone A. Caliman, dermatologista. CRM ES 7574/RQE 4747.

Fator de protetor ideal para a pele
Com uma vasta opção de marcas e fatores de proteção no mercado, é preciso se atentar ao utilizar o protetor facial. “No mínimo FPS 30. Acima disto, usamos em casos especiais. Precisamos lembrar que, quanto maior o fator de proteção solar, em geral, mais produtos químicos haverá na fórmula e a proteção solar, estatisticamente, não mudará muito”.

Como identificar a melhor marca da Vitamina C
“As melhores marcas investem muito em tecnologia para que a Vitamina C não oxide ao longo do uso. Se você usar uma Vitamina C de boa marca, ela irá cumprir o seu papel de Vitamina C de modo eficiente do início ao fim de forma homogênea. Marcas que não investem em tecnologia de conservação da Vitamina C podem carecer de eficiência nos resultados.
Em geral, Vitamina C de boa marca é cara devido o investimento que as empresas têm na manipulação do seu produto. A concentração da Vitamina C também é importante, podendo variar de 3% até 30%. Ou seja, talvez seria mais interessante ir ao Dermatologista para que possamos indicar a melhor marca/concentração no caso de cada paciente”.

Anúncio

Veja também

gestante

Exercícios na gestação: o que não te contaram

Ailana Vilela_capa

Antes do retorno, Samarco implanta o “Força Local”

Anúncio
azul-conecta-voo

Voos diretos para Guarapari

negros

Novembro Negro: conheça algumas expressões racistas e seus significados

socorro quero bolo (1)

Venda de bolos liberta mulher da depressão

Fábio Novaes Sicoob

O que é e o que muda com Pix