Anúncio

Aliados, protetor solar e vitamina C podem evitar o envelhecimento

por Larissa Castro

Publicado em 3 de novembro de 2020 às 17:04
Atualizado em 3 de novembro de 2020 às 17:14
Anúncio

Ter uma pele com o aspecto saudável e jovial, além de fazer parte da saúde, é uma estética que deve ser praticada ainda na fase jovem da vida. Na região facial, somar o uso da vitamina C ao protetor solar específico para o seu tipo de pele resulta em efeitos antioxidantes, clareadores e estimulantes do colágeno, apresentando pouco ou nada de rugas por mais tempo.

Saber o fator ideal do protetor solar facial e utilizar este item diário somado ao uso de vitamina C ainda na fase adolescente da vida, traz benefícios a longo prazo e uma pele jovem por muito mais tempo. “Para quem quer cuidar da pele sem aquela preocupação de estar usando um ácido com potencial irritativo, a Vitamina C é ideal. Recomendamos a partir da adolescência, desde que o paciente queira já desde cedo começar uma prevenção de envelhecimento”, sugere a médica dermatologista Dr.ª Simone A. Caliman.

O uso da vitamina C e do protetor solar previne o envelhecimento.

Apesar da funcionalidade da vitamina C e da possibilidade de ser utilizada durante o dia ou a noite, ela não cumpre a função do protetor solar. “A vitamina pode potencializar os efeitos benéficos do filtro solar tornando-o mais eficiente no efeito antioxidante (antienvelhecimento). Durante o dia, assim como o protetor solar, é preciso renovar o uso da Vitamina C, pois ela tem potencial oxidativo natural e acaba por ser eliminada com o passar dos minutos e horas”, explica Dr.ª Simone.

Mesmo sendo indicada para uso em qualquer horário, Dr.ª Simone explica que a principal recomendação é durante o dia. “A Vitamina C pode ser usada tanto de dia como a noite, pois não possui efeito fotossensível, ou seja, não reage a luz solar. Entretanto, recomendamos usá-la sob o filtro solar. A Vitamina C, ao oxidar, fica de tom alaranjado ou amarronzado e isto acaba por sujar toalhas e fronhas, especialmente quando são mais concentradas. Por isto, algumas marcas orientam usá-la durante o dia e não a noite”.

Simone A. Caliman, dermatologista. CRM ES 7574/RQE 4747.

Fator de protetor ideal para a pele
Com uma vasta opção de marcas e fatores de proteção no mercado, é preciso se atentar ao utilizar o protetor facial. “No mínimo FPS 30. Acima disto, usamos em casos especiais. Precisamos lembrar que, quanto maior o fator de proteção solar, em geral, mais produtos químicos haverá na fórmula e a proteção solar, estatisticamente, não mudará muito”.

Como identificar a melhor marca da Vitamina C
“As melhores marcas investem muito em tecnologia para que a Vitamina C não oxide ao longo do uso. Se você usar uma Vitamina C de boa marca, ela irá cumprir o seu papel de Vitamina C de modo eficiente do início ao fim de forma homogênea. Marcas que não investem em tecnologia de conservação da Vitamina C podem carecer de eficiência nos resultados.
Em geral, Vitamina C de boa marca é cara devido o investimento que as empresas têm na manipulação do seu produto. A concentração da Vitamina C também é importante, podendo variar de 3% até 30%. Ou seja, talvez seria mais interessante ir ao Dermatologista para que possamos indicar a melhor marca/concentração no caso de cada paciente”.

Anúncio

Veja também

man-and-woman-working-out-together-at-the-gym

Hipertrofia: ganho de peso saudável também requer determinação e paciência

Bacalhau-Brisamare-Risa

Cardápio solidário: restaurante de Guarapari fará doação ao Recanto dos Idosos

Anúncio
HM-Comunicacao

“Somos HM Comunicação”; com duas décadas de atuação, agência apresenta novidades

as-sinais-de-autismo_15864_l

Abril Azul: identificação precoce de sinais é fundamental para sucesso no tratamento do autismo

Black woman take care of her beautiful skin. Young african woman applying moisturizer on her face while standing in front of the mirror. Smiling black natural girl holding little jar of skin lotion in bathroom for beauty treatment routine.

Como está sua rotina de skincare? Especialista dá as dicas

My preparing for active day

Com orientação profissional, suplementação alimentar é aliada do corpo saudável