Anúncio
Sou-Header_Site_Entrevista

Entrevista da semana

Carolina Brasil é jornalista, formada em 2005/2 pelo Centro Universitário Faesa. Iniciou a carreira como estagiária na TV Educativa do ES e, com o diploma em mãos, trabalhou por cinco anos na TV Vitória/Record. Capixaba, mudou-se para o Rio de Janeiro onde passou por agências de Publicidade e Propaganda. Após retornar ao Estado, passou a fazer parte da equipe da HM Propaganda, contribuindo com os veículos jornalísticos, Revista Sou, e outros jobs publicitários. Neste espaço, com ela, você confere uma entrevista especial a cada semana!

A saúde começa pela boca

Publicado em 11 de outubro de 2020 às 15:00
Atualizado em 11 de outubro de 2020 às 15:00
Anúncio
Dr. Jhony Colombi e Dr. Kelcio Siqueira. Foto: Divulgação

Talvez, a primeira coisa que veio à sua mente ao ler esse título foi relacionar a saúde com a alimentação. Pois bem, apesar de ser uma verdade, o assunto da Entrevista da Semana vai tratar da higiene bucal como atitude fundamental para a promoção e o cuidado com a saúde. Sobre isso, conversamos com os cirurgiões-dentistas, Dr. Jhony Colombi e Dr. Kelcio Siqueira, à frente da Qualidents Odontologia Especializada, em Guarapari.

Revista Sou: Qual a relação entre a higiene bucal e a saúde?

Jhony/Kelcio: A boca é a porta de entrada para diversos organismos e bactérias que podem provocar muitas doenças e atingir outros órgãos caso a higiene bucal não esteja em ordem, por isso, a saúde e a odontologia devem sempre caminhar juntas. O tratamento odontológico é muito além de um simples cuidado bucal e estético; com ele é possível evitar e/ou prevenir o agravamento de certas doenças.

RS: Problemas bucais e dentários podem causar outras complicações no organismo?

J/K: Já foi comprovado que alguns problemas de saúde podem ter relação direta com a saúde bucal, como: diabetes, diabetes gravídica, doenças cardiovasculares, ansiedade, dores de cabeça e osteoporose, por exemplo. Por isso, é de grande importância ter atenção com os cuidados odontológicos e sempre fazer visitas ao cirurgião-dentista onde este sempre irá te orientar a fazer o que é melhor para a sua saúde.

RS: Diante da pandemia pelo novo Coronavírus, os cuidados devem ser redobrados? Algum em especial?

J/K: Sim, fica ainda mais importante higienizar bem as mãos, usando os protocolos corretos, antes de higienizar a boca. Esses cuidados devem ser redobrados, uma vez que, a porta de entrada da infecção é o trato respiratório superior, boca (dentes, gengivas, língua), faringe (garganta) e pulmões”. E também, como as mãos são imprescindíveis para o uso do fio dental, do higienizador de língua e da escova de dentes, é importante que estejam bem higienizadas para que possam ser levadas à cavidade bucal. Outra particularidade da pandemia, no que diz respeito ao isolamento, é com relação a higiene bucal das crianças. Os cuidados são parecidos com os dos adultos, mas considerando que a formação de cáries está relacionada à ingestão de açúcares e carboidratos, associada à má ou não escovação, é importante que os pais estejam atentos, porque, estando em casa, elas acabam comendo mais vezes. Assim, é importante que as crianças tenham uma rotina de escovação três vezes ao dia, com uso do fio dental uma vez, preferencialmente antes de dormir.

RS: E quais as precauções que estão considerando no consultório?

J/K: Pensando na saúde dos nossos pacientes e da nossa equipe, as medidas de higiene e cuidados adicionais estão sendo realizados na Qualidents. Só estamos atendendo com horário marcado, sendo obrigatório o uso de máscara na recepção e tendo a disposição um local para lavagem de mãos e álcool. Caso o paciente apresente qualquer sintoma de gripe ou resfriado é necessário remarcar a consulta; não vir com acompanhante para evitar aglomeração de pessoas; a cada troca de pacientes a sala é higienizada e preparada para receber um novo paciente. O objetivo é atender com todo cuidado os nossos pacientes e proporcionar um ambiente seguro.

Serviço:

Qualidents Odontologia Especializada

Av. Dr. Roberto Calmon, 74 – Centro | (27) 3261-3486 / 99523-1139

Anúncio

Veja também

Costela-com-barbecue

Costela suína ao molho barbecue

Korpus-2020 filme

Filme descortina Guarapari e celebra 30 anos de escola de dança

Anúncio
Portrait beautiful young asian woman happy smile with floating breakfast in tray on swimming pool

Cinco doenças comuns no verão que você pode evitar

Com cuidados básicos é possível se prevenir contra doenças como intoxicação alimentar, conjuntivite, otite, micose e dengue

marcos-massoterapeuta

Duas mãos pelo seu bem-estar geral

Sabores-Espaco-Buffet-5

Sabores e estrutura alinhados

Montagem - Toninha - Helaine - Adriana (capa)

Máscaras faciais: proteção e ferramenta para superar a crise