Anúncio

A nutri te ensina: Mamãe em forma – é possível recuperar a boa forma após o parto?

por Revista Sou

Publicado em 21 de maio de 2024 às 11:17 / Atualizado em 21 de maio de 2024 às 11:17

Sim! Porém, isso não irá acontecer de uma hora para outra, sendo necessário manter a paciência e respeitar os limites físicos e também emocionais após a gestação.

Uma boa notícia é que logo nas primeiras semanas depois do parto, a mulher já começa a notar rapidamente a redução das medidas. Isso porque está passando pelo processo de desinchaço, sendo todo o líquido acumulado na gestação eliminado através da urina.

Outro ponto positivo é a estabilização da circulação sanguínea, juntamente com a diminuição do útero, que retorna ao tamanho original.

Após esse processo, é normal que o emagrecimento seja menos intenso e a mulher desanime. Nesse momento, será essencial apostar em uma alimentação equilibrada, assim como na prática de atividade (conforme liberação médica) para alcançar o objetivo de redução de peso.

Alimentação 

Apesar de ser orientado que as mamães tenham uma boa alimentação em função da alta demanda de energia para a produção de leite, é válido destacar que isso não significa comer de forma exagerada ou ingerir itens muito calóricos (são necessárias apenas 300kcal extras no período de pós-parto imediato). 

Dicas mais importantes para a rotina alimentar:

  • Priorizar alimentos nutritivos e in natura (carnes, frutas, legumes, verduras, cereais, oleaginosas, sementes) e evitar itens processados (vegetais em conserva, carnes temperadas, frutas em calda) ultraprocessado (salgadinhos, bebidas de caixinha, biscoitos recheados, doces, refeições congeladas); 
  • Não realizar intervalos muito longos entre as refeições, pois pode ocasionar na diminuição da sensação de saciedade e por consequência aumenta a vontade de consumir alimentos calóricos. Nesse período é recomendado até cinco refeições por dia (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar);
  • Na hora de preparar os alimentos, o modo mais correto é assar ou cozinhar. Além de evitar a adição de molhos e temperos em grande quantidade;
  • É totalmente compreensível querer voltar à boa forma anterior a gravidez para poder se sentir feliz com a própria imagem e recuperar a autoestima. Contudo, é importante ressaltar que antes de tudo a prioridade do pós-parto é a saúde da mãe e da criança. 
    Por isso, vale buscar o emagrecimento, mas de forma saudável e progressiva, além de evitar comparações com outras mulheres.  

Serviço:

Diana Goltara – CRN 10100705
Nutricionista especializada com dez anos de experiência em emagrecimento para mulheres com método sustentável, saúde da mulher e fertilidade.

GUARAPARI/ES – Rua Joaquim da Silva Lima
Edf. Hilal Center – 1º andar, sala 05 – Centro

VILA VELHA/ES – Instituto Sim: Avenida Champagnat, 304
Edf. Aprígio Freire, sala 401 – Praia da Costa (em frente ao laboratório Pretti)

Instagram: @nutridianaoficial
WhatsApp: (27) 99578-3694

Veja também

WhatsApp-Image-2024-05-14-at-11.38.11

Marcado para julho, “Eita, sô” está com ingressos à venda em Guarapari

Segunda edição do arraiá beneficente acontece no dia 7 do próximo mês

Festa Junina RB 2024 (1)

Integração família e escola marca tradicional Festa Junina da Escola Rui Barbosa

Centro-de-Eventos-Morangao

Domingos Martins se prepara para mais uma Festa do Morango; confira a programação

baile_sou_2024 (549)

Baile da Sou – galeria de fotos

baile_sou_2024 (289)

Noite consagra evento da Sou e marca momento de confraternização

czechoslovakian wolf dogteeths  in front of white background

Tártaro ou tartarectomia?