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Tenha uma ceia de fim de ano equilibrada

postagem-ceia-de-natal-1024x576Já preparou o cardápio para as festas? E que tal repensá-lo e deixar os pratos mais saudáveis e equilibrados para não bater aquele peso na consciência e na balança depois? Uma forma de aproveitar as ceias das festas de fim de ano sem deixar de provar de tudo é ter mais disciplina na elaboração dos pratos. Por isso, uma dica é balancear a ingestão de alimentos saudáveis, como saladas verdes e frutas com comidas mais pesadas, a exemplo das carnes.

Segundo a nutricionista da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Lívia Mannato, apesar de ser importante evitar frituras e molhos gordurosos, não precisa deixar de comer de tudo nessas celebrações. Ela orienta que é válido investir em pratos com saladas, pequenas fatias de peru ou pernil. “Não é necessário deixar de comer de todos os alimentos da mesa, mas sim moderar no consumo, ou seja, preferir porções menores”, explica.

A família da funcionária pública Karen Freire, 30 anos, tem a tradição de produzir todos os anos uma ceia bem calórica, com muita variedade de pratos e sobremesas. Ela diz que controla a alimentação durante a semana, apesar de não seguir uma preparação especial para as festas de fim de ano. “O que eu faço quando tem muita coisa que eu gosto na ceia é pegar pequenas porções de cada prato, na quantidade que me satisfaça para comer”, relata Karen.

Existem alimentos que costumam não faltar à mesa nas festas de fim de ano, como peru assado e arroz com lentilhas. Para equilibrar a ceia, a nutricionista da Sesa orienta inserir também frutas secas e saladas de folhas. Além da alimentação, também é preciso se hidratar, principalmente se fizer o uso de bebidas alcoólicas. A água de coco é uma opção diferenciada para hidratação. “Lembrando que é importante, após ingerir uma taça de bebida alcoólica, beber água”, ressalta a nutricionista da Sesa, Lívia Mannato.

E se depois da ceia a pessoa achar que exagerou, é importante comer no dia seguinte alimentos mais leves como as saladas, além de tomar bastante líquido. Vale lembrar também que se deve evitar carnes vermelhas, pois são mais difíceis para digestão. “A pessoa pode beber água de coco, chá gelado de canela com gengibre e também água aromatizada de limão, pepino ou hortelã”, orienta a nutricionista Lívia Mannato.

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Frutas

A nutricionista reforça que as frutas são opções saudáveis para compor a mesa da ceia. Abacaxi, manga, melancia, kiwi, maçã e uva são boas opções e com preços mais conta por serem da estação. As sementes oleaginosas, como nozes, amêndoas, avelã e castanha de caju, também são benéficas ao organismo por serem ricas em gordura boa. Já frutas secas como damasco e ameixa também podem ser consumidas, mas com moderação, devido à maior quantidade de calorias.

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