27 3361-4163 — contato@revistasou.com.br

Reforço escolar a qualquer tempo

educacao

Kauã Boni Briti, aluno do 2° ano pelo Kumon, está um ano adiantado nas disciplinas Português e Matemática.

O ano letivo já começou e muitos pais só se importam com o rendimento do filho no final do semestre ou do ano. No entanto, o apoio nos estudos deve iniciar junto com as aulas, evitando o desespero com as notas baixas e recuperação nos meses de encerramento.

Ninguém é igual a ninguém, portanto é natural e esperado que o ritmo de aprendizado seja diferente para cada criança. Ao longo do ano, sempre aparecem defasagens entre os alunos: uns são mais rápidos, outros têm mais dificuldade. Por isso, não existe “o momento ideal” para contratar um serviço de reforço escolar e alguns realmente não precisam disso.

Para detectar essa necessidade, é imprescindível que os pais acompanhem o dia a dia escolar de seus filhos, fiscalizando a realização dos deveres de casa (que servem como reforço de aprendizado das matérias lecionadas em sala), a conclusão de trabalhos de pesquisas, e detectando em qual matéria o aluno apresenta maior dificuldade.

Como perceber que o aluno necessita de ajuda?

Quando as primeiras notas do ano estiverem muito baixas, acompanhadas de baixo estímulo e interesse, é hora de acender o sinal de alerta.  Antes de contratar um professor particular, é importante tentar outras formas de melhorar o aprendizado o estudante. Às vezes o problema do rendimento tem outras causas, como a falta de concentração, de organização ou até mesmo a ausência de uma rotina de estudos pré-estabelecida. Mas, se após todos os esforços o problema persistir, as aulas em casa são uma boa saída.

E não esqueça de verificar as qualificações, seriedade e indicações do profissional. Não jogue dinheiro e tempo fora. Em todos os casos, é aconselhável estimular o aluno a gostar de ler e estudar.

O Procon também recomenda que pais e professores precisam firmar em contrato as obrigações acertadas verbalmente. Devem constar do documento as informações relativas a horário das aulas, duração do curso, data de pagamento, cláusulas sobre reposição de aulas, conteúdo etc. A aula particular é um serviço de prestação de serviços como outro qualquer e deve seguir, portanto, as normas do Código de Defesa do Consumidor.

Autodisciplina. A orientadora Ranessa Braga, da Unidade Kumon Muquiçaba, destaca o papel fundamental da autodisciplina e da rotina de estudos para a garantia do sucesso escolar.

A proposta metodológica do Kumon, com o intuito de estimular as potencialidades e aptidões no campo da aprendizagem, desenvolve o trabalho de orientação individualizado por meio do qual o aluno, progressivamente, constrói e consolida os saberes de maneira desafiadora, com vistas a se tornar autodidata. Priorizando a criação do hábito de estudo diário, o método Kumon focaliza a elaboração de uma rotina de estudos adequada ao ritmo individual, de modo que o aluno perceba a necessidade de concentração, planejamento de suas atividades rotineiras, e avalie constante e criticamente a sua própria postura diante do processo educativo.

“É comum muitos pais procurarem o método Kumon como uma medida de reforço escolar e, de fato, a proposta atende também a essa finalidade. No entanto, a metodologia ultrapassa o reforço, na medida em que oferece aos alunos ferramentas que os tornarão aptos a estudarem sozinhos, com segurança e tranquilidade”, esclarece Ranessa.

De olho no boletim

O ideal é acompanhar a vida escolar do filho desde o começo do ano. Assim, você consegue identificar melhor quais são as dificuldades dele. Veja algumas dicas de como ajudá-lo:

  1. Reserve tempo para estudar com o seu filho.
  2.  Converse com a escola para saber quais as dificuldades da criança e as possibilidades de reforço.
  3. Faça as contas e saiba quanto o seu filho precisa tirar na prova para alcançar a média desejada.
  4. Não prometa presentes para que ele atinja as notas necessárias. A criança deve entender que alcançar o conhecimento já é uma recompensa e que isso lhe trará um futuro melhor.

Deixe um Comentário