27 3361-4163 — contato@revistasou.com.br

Reeducação alimentar em família: receita que dá certo!

GREICE 3

GREICE e Kaike: mãe e filho mudaram a alimentação de toda a família.

Começar uma reeducação alimentar sozinho não é muito fácil. Bom mesmo é quando tem o apoio dos que estão a nossa volta. E que tal contar com a ajuda de toda a sua família? Foi o que aconteceu na casa da esteticista Greice Alves. O filho mais novo foi na nutricionista e a mãe acabou adotando a dieta no cardápio familiar.

“Kaike treina muito e queria se alimentar melhor para potencializar os resultados. E foi quando me interessei e comecei a pesquisar sobre alimentação saudável. No meu caso não foi nem por estética, mas sim pela questão da saúde mesmo. Aí todos acabaram entraram nessa linha mais fitness, meu marido Fernando e os outros filhos, Tamer e Adriano”, conta Greice.

Segundo ela, não tem fórmula mágica. Apenas substituiu alguns alimentos. Por exemplo, trocou a fritura pelo assado, prioriza as carnes magras, usa adoçante, leito só desnatado, suco natural ou de polpa e adotou os alimentos integrais, como arroz, massas e pães. Também abriu mão dos temperos prontos.

“Usamos muito ervas, cheiro verde, temperos naturais. O sal trocamos o branco pelo sal rosa. Mas a maior mudança talvez seja o consumo do óleo. Antes, gastávamos cerca de quatro garrafas por mês. Agora, uma dá para dois meses. Faço com água mesmo e o sabor fica por conta do alho e da cebola”, explica Greice.

Mas confessa que nada virou regra. “Não abolimos totalmente. No final de semana, se der vontade, às vezes tomamos um refrigerante, por exemplo. Durante a semana, seguimos mais regrado. Vale a pena, porque nos sentimos melhor, menos cansados, com mais disposição, meu intestino ficou regulado e temos menos desconforto estomacal”.

Dicas de especialista

Letícia matrak

Dr.ª Letícia Matrak, nutricionista

Nota 10. Essa é a avaliação da nutricionista Letícia Matrak. De acordo com ela, o correto é envolver a família na reeducação alimentar e fazer gradativamente. Para a maioria dos pais, a dificuldade ou “desculpa” é quando se tem crianças. Mas a nutricionista alerta: elas são o espelho da alimentação dos pais.

“Estamos com alto índice de adolescentes com gordura no fígado em função de erro alimentar. Como os pais ficam muito tempo fora de casa, acabam optando por alimentos industrializados pela praticidade. Porém, é preciso mudar esse hábito alimentar para evitar problemas de saúde no futuro”, orienta a nutricionista.

 

 

Refrigerante-804x1024

 

Troque refrigerante por suco da fruta

 Adoçar com mel ou açúcar mascavo

Leite – Integral – Semi-Desnatado – Desnatado 

Quanto mais desnatado, menos porcentual de gordura

massasArroz, massa e pães – troque o tradicional por integral 

Alimentos integrais têm baixo índice glicêmico, mais nutrientes e fibras

 

FrutasFrutas

Na escala de se alimentar de 3h em 3h, três das refeições devem ser frutas

Salada

Pelo menos três cores diferentes por dia. Detalhe: pode incluir a batata inglesa cozida.

bolo-caseiro-f8-41054Bolos

Usar farinha de trigo integral e metade do açúcar indicado na receita. Detalhe: faça a cobertura com leite desnatado e chocolate em pó sem adicionar o açúcar. 

Sobremesa

Salada de fruta, gelatina e picolé da fruta são boas opções.

carne-vermelha-450x324

Carnes

Evite óleo, use apenas água. Ou opte por assada, cozida ou grelhada.

Doces

Priorize doces da fruta e chocolate meio amargo.

 

temperosTemperos

Cuidado! Os temperos prontos possuem glutamatomonossódico, substância realçadora de sabor que achata as papilas gulativas da língua e com o tempo vai perdendo o paladar.

 

Mercado fitness conquista paladar dos guaraparienses

Idelma e Letícia da onda verde

IDELMA e Letícia – proprietárias da Onda Verde

Para muitas pessoas, se alimentar de forma saudável é sinônimo de sacrifício. Mas não precisa ser assim. Hoje, o mercado fitness oferece diversas alternativas para quem quer adotar uma alimentação correta e sem perder o sabor nem o prazer de comer. Afinal, a alimentação vai além da função de garantir as necessidades do corpo.

Em Guarapari, a Onda Verde traz essa linha fitness e garante que a procura está cada vez maior. “O nosso público é menor, mas são clientes fieis. E percebo que a cada dia surgem mais pessoas se conscientizando da importância de se alimentar de forma saudável”, afirma a proprietária Letícia de Barros.

Ela até revela alguns segredos. “Nós substituímos alguns ingredientes para deixar o alimento mais saudável. Por exemplo, nos bolinhos sem glúten e sem lactose usamos açúcar demerara que é mais saudável que o mascavo. Em vez de usar a ricota, optamos pelo creme de ricota. Ao invés do requeijão, colocamos creme chesse ligth”, conta Letícia.

renan empório

RENAN Oliveira – sócio-proprietário do Empório 4 Irmãos

Outro que confirma essa adesão da população a uma alimentação mais saudável é o Empório 4 Irmãos. Entre os alimentos mais procurados hoje estão a Goji Berry, a quinoa e a castanha do Pará. “A Goji Berry é uma fruta chinesa que auxilia no emagrecimento pelo alto índice de vitamina C. Ela tem 50 vezes a mais que a acerola”, explica o sócio-proprietário Renan Oliveira.

Já a quinoa foi considerada o segundo melhor alimento pela Organização das Nações Unidas (ONU). Só perdeu para o leite materno. “É uma ótima fonte de fibra que controla o colesterol e a glicose além de regular o intestino”. E a castanha é fonte de vitaminas e minerais importantes. “A alta procura é por ser um alimento antioxidante que combate os radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento precoce e instalação de doenças degenerativas”.

 

Deixe um Comentário