27 3361-4163 — contato@revistasou.com.br

Qual seu estilo de decoração?

Quando o assunto é planejar a decoração da casa ou apartamento, apenas uma coisa é certa:  o desejo de formar ambientes que ofereçam aconchego e beleza unindo funcionalidade e segurança.

Escolher o mobiliário ideal, uma boa iluminação e todos os acessórios e objetos que farão parte de cada um dos ambientes, ajuda a compor a decoração e dar identidade a moradia. “Atualmente, o mercado possibilita a criação de vários  estilos fazendo uso de diversos elementos. Para cada pessoa existe um tipo de decoração ideal que deixará o local com personalidade única, expressando o estilo daquele lugar e deixando cada cantinho com a cara do morador”, explica Bruno Garcia Athayde, arquiteto da Simonetto.

Antes de começar a definir suas preferências e sair por aí escolhendo um monte de objetos, o profissional ressalta alguns pontos que devem ser observados para que tudo dê certo na hora de iniciar o processo de decoração.

O primeiro passo é responder algumas questões que podem ajudar a escolher a descobrir qual estilo combina com cada pessoa. Definir os gostos pessoais, o estilo arquitetônico do imóvel e, até mesmo a localização são detalhes importantes que devem ser traçados com antecedência. “O orçamento e a disponibilidade dos elementos decorativos também possuem papel determinante e devem ser avaliados com antecedência”, completa Bruno.

Conheça a seguir as características principais de alguns estilos e veja alguns exemplos de ambientes.

Contemporâneo/Moderno

A fronteira entre o estilo contemporâneo e o moderno é muito tênue, pois são parecidos em vários aspectos e privilegiam espaços livres e minimalistas. No estilo contemporâneo a palavra de ordem é simplicidade, por isso é importante procurar mobiliários de linhas modestas, mas sem abrir mão da funcionalidade. É um estilo de decoração que utiliza cores neutras, como o preto e branco, com alguns pontos de destaque em tons mais vibrantes para iluminar o espaço. Para criar impacto na divisão dos ambientes, opte por combinar elementos como vidro com materiais à base de pedra e metal, essa combinação acentuará o contraste entre os diversos elementos de uma forma mais criativa. Use e abuse da cores e da texturas, assim como de acessórios de arte e elementos neutros.

decoracao-contemporanea

Já o estilo moderno baseia-se em materiais novos e tecnologicamente avançados, como é o caso do aço escovado, fibra de vidro, plástico, contraplacado, wengé e faia. Dê preferência às formas geométricas e mobília minimalista, com inspiração mais futurista. As cores das paredes devem ser claras, combinadas com tetos brancos.

moderno1

Retrô

Se você gosta de cores vibrantes, elementos vintage, mobiliários que evoquem memórias e que contem uma história, então o estilo de decoração retrô é o mais indicado para a sua casa.

Este estilo permite total liberdade de expressão e combina super bem elementos decorativos diferentes, como acessórios vintage dos anos 50 e objetos mais modernos, mas que em conjunto criam um estilo muito peculiar. Adquira mesas e cadeiras de cores alegres e variadas, combinando diferentes texturas para criar o ambiente retrô perfeito.

Retro-8

Clássico/Tradicional

Casas em estilo tradicional apresentam elementos decorativos e detalhados, como sancas e tecidos estampados. É um tipo de decoração muito popular que agrada a grande maioria das pessoas. A principal característica deste estilo é a mobília em tons mais amadeirados e rústicos, elaborados de forma rica e ornamentada de preferência em cores escuras e intensas.

Os acessórios decorativos não devem ser usados em excesso, uma vez que os elementos de maior porte, como o mobiliário, já são bastante trabalhados e costumam ser o destaque principal do ambiente. A decoração neste estilo destaca papel de parede como complemento decorativo, lustres grandes, e tapetes com estampas clássicas. Uma boa dica para complementar esse tipo de decoração é escolher lâmpadas com tons de branco ou marfim na sala, pois o uso desse elemento na iluminação deixa, sem dúvida, a decoração com o estilo bem tradicional.

estilo-classico

Deixe um Comentário