27 3361-4163 — contato@revistasou.com.br

Irritação nos olhos, ardência, coceira ou vermelhidão?

Cuidado, as doenças oculares de inverno chegaram!

coceira-nos-olhos O inverno chegou e junto com o frio traz também o clima seco e a baixa umidade do ar. Fatores que contribuem para as doenças oculares típicas da estação: olhos irritados, vermelhidão, ardência… Sintomas que atingem todas as idades e ambos os sexos. E assim começa a temporada das visitas aos consultórios oftalmológicos.

“Além da maior concentração de poluentes no ar, os nossos olhos perdem um pouco o seu poder de lubrificação. Isso porque aumenta a evaporação da lágrima. É uma época em que se deve ficar atento à saúde dos olhos”, explicou o oftalmologista Dr. Rodrigo Proft. Segundo ele, as queixas mais comuns são alergias, síndrome do olho seco e conjuntivites.

IMG_6321-1

Dr. Rodrigo de Proft Cardoso – oftalmologista (CRM-ES 8314 / RQE 8574)

Em caso de qualquer incômodo, o ideal é procurar um oftalmologista. “A automedicação pode agravar o quadro clínico”, destaca Dr. Rodrigo Proft. Ele ainda alerta que aquele casaco guardado no armário o ano todo esperando o frio chegar também pode ser um dos responsáveis pela aparição das doenças oculares.

“O tempo seco proporciona e facilita a dispersão de ácaros presentes nos sapatos, roupas e casacos. Antes de usar é recomendado lavar e secar ao sol”, orienta o oftalmologista. Outras medidas simples também podem ajudar como “evitar ambientes empoeirados, redobrar a higienização das mãos e olhos e umidificar o quarto à noite”.

alergia ocularAlergias Oculares 

O que é: são reações do organismo a uma determinada substância que pode acometer os olhos ou estruturas próximas como as pálpebras causadas principalmente por fumaça e ácaros

Sintomas: olhos vermelhos, coceira, lacrimejamento, ardência, fotobia e irritação.

sindrome do olho secoSíndrome do Olho Seco 

O que é: trata-se de uma doença crônica caracterizada pela redução da produção de lágrima ou deficiência em alguns dos componentes.

Sintomas: ardor, irritação, sensação de areia nos olhos, dificuldade em ficar em locais com ar condicionado ou em frente ao computador e olhos embaçados ao final do dia.

header-conjuntiviteConjuntivite

O que é: uma inflamação na conjuntiva, a fina membrana que protege a parte branca dos olhos. Pode ser alérgica, viral ou bacteriana.

Sintomas: a alérgica não é contagiosa e causa coceira intensa, lacrimejamento, vermelhidão e pálpebras inchadas. A viral é altamente contagiosa e provoca sensação de areia nos olhos além de lacrimejamento forte. A bacteriana é causada por contato com objetos contaminados e pode gerar pus e dor.

 

 

 

Deixe um Comentário