27 3361-4163 — contato@revistasou.com.br

Bom Apetite… Cuscuz de camarões

farinha-de-milho-em-flocosDe acordo com a ANVISA, farinha de milho e fubá são sinônimos. Mas na linguagem coloquial, o fubá se refere a farinha de milho moída mais fina enquanto a farinha de milho é usada em flocos grosseiros. Ela é utilizada em cuscuz e farofas. No interior, aliás, como diz minha mãe: “na roça”, faz-se com esta farinha uma sopa conhecida como “sopa de mulher parida”, que é simplesmente divina. Dizia minha sábia mãezinha: “não há resguardo sem esta sopa”, para minha alegria, pois, sempre amei este prato.

Seu consumo é tradicional dos povos da América, em especial da América do Sul; países como o Brasil, Colômbia, México, Peru e Venezuela são os que mais consomem este alimento. Ela possui ferro, fósforo, vitamina B12 e B6, magnésio, selênio, zinco e fibras. Não tem colesterol, tem pouco sódio e não contém glúten, por isso, constitui um ingrediente seguro para quem sofre de doença celíaca ou intolerância ao glúten.

Para a massa: 

IMG_5832800 g camarões VM limpos
500g camarões sete barbas limpos
3 xícaras de farinha de milho amarela
1 limão
1 xic azeite
3 dentes de alho picados
1 cebola picada
1/2 pimentão vermelho picado
1/2 pimentão amarelo picado
8 tomates picados
Salsa, cebolinha e coentro picadinhos
1 dedo de moça sem sementes picadinha
sal e pimenta do reino

IMG_5822

Para decorar

1 lata de sardinha
palmito em conserva
2 ovos cozidos
Pimentão vermelho e tomate cortados em Julienne

 

 

 

Preparo

IMG_5823Coloque os camarões para marinar com o limão, sal e pimenta do reino. Refogue a cebola e o alho no azeite por 2 minutos e acrescente os pimentões. Depois de refogar mais um pouco junte o dedo de moça e o tomate. Cozinhe até virar um molho denso e tempere levemente. Junte primeiro os camarões VM, e após 2 minutos, os 7 barbas e os temperos verdes.

Refogue por 2 minutos, prove o tempero, que deve estar com sal o suficiente para incorporar a farinha que está sem sal. Retire alguns camarões do molho para enfeitar e reserve. Junte a farinha de milho misturando bem. Não pode ficar seco. Forre uma forma de pudim com os camarões separados, rodelas de ovos, de palmito, a sardinha, os pimentões e o tomate, vá colocando a massa apertando para dar forma de pudim. Cubra com papel alumínio e leve ao forno em banho maria por cerca de 40 minutos. Desenforme e sirva regado de um bom azeite.

Dica da Chef 
Você pode usar a farinha em flocos grandes, ou pode passá-la na peneira para dar uma quebrada e deixá-la mais fina. É questão de gosto. O importante é que a massa fique bem molhadinha e o cuscuz não fique seco.

RECEITA – Chef Soraia Marracini

Deixe um Comentário